Aula sobre A Lua E Suas Fases
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
As fases da Lua são um fenômeno natural observável a olho nu. É interessante notar que, dependendo da posição da Lua em relação ao Sol e à Terra, ela pode parecer diferente para nós aqui na Terra. Esse é um assunto que pode ser muito interessante para os alunos, pois eles podem aprender sobre um fenômeno que observam com frequência. Além disso, a metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que é uma forma de aprendizado que combina atividades online e offline para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Lua e suas fases. Ele pode anotar as respostas no quadro e explicar os conceitos que ainda não foram mencionados pelos alunos.Etapa 2 - Videoaula
Disponibilize um vídeo explicativo sobre as fases da Lua para que os alunos assistam em casa. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online como o YouTube.Etapa 3 - Check-out
Na aula seguinte, inice a aula perguntando aos alunos o que eles entenderam sobre as fases da Lua após assistir ao vídeo em casa. Ele pode tirar dúvidas e explicar novamente os conceitos que ainda não foram compreendidos.Etapa 4 - Experimento
Faça um experimento em sala de aula para que os alunos possam observar as fases da Lua de forma prática. Utilize uma bola de isopor para representar a Lua e uma lanterna para representar o Sol. Os alunos podem observar como a aparência da Lua muda conforme a posição do Sol e da Terra.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out. Eles devem registrar as informações aprendidas durante a aula e as dúvidas que ainda possuem. Disponibiliza um modelo para que os alunos possam se guiar.Etapa 6 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos para discutirem as informações registradas em seus modelos. Eles devem compartilhar o que aprenderam e ajudar a tirar as dúvidas uns dos outros.Etapa 7 - Check-out
Finalize a aula perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre as fases da Lua e se suas dúvidas foram esclarecidas. Ele pode anotar as respostas no quadro para que os alunos possam visualizar o que foi aprendido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.
- Utilizar a metodologia do Ensino Híbrido para tornar a aula mais dinâmica e participativa.
- Estimular a observação e a experimentação para que os alunos possam compreender melhor os conceitos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Registro completo das informações aprendidas no modelo de aprendizagem.
- Compreensão das fases da Lua e dos conceitos estudados.
Ações do professor
- Disponibilizar material de apoio para que os alunos possam estudar em casa.
- Realizar experimentos em sala de aula para que os alunos possam observar as fases da Lua de forma prática.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre as fases da Lua em casa.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Registrar as informações aprendidas no modelo de aprendizagem.