Aula sobre A Lua E Suas Fases

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Lua é um astro presente em nosso cotidiano e pode ser observada em diversas ocasiões. Através do estudo das fases da Lua, é possível entender melhor como ela se relaciona com o Sol e a Terra, além de compreendermos a ocorrência dos eclipses. Nesta aula, os estudantes irão desenvolver suas habilidades de argumentação e justificação, através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), criando um modelo de júri para discutir as fases da Lua e seus eclipses.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema através de uma apresentação de slides, mostrando as fases da Lua e explicando como elas ocorrem. Em seguida, irá apresentar a metodologia e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. Explique o papel de cada grupo e distribua as tarefas.

    Grupo opositor: grandes proprietários de terra que desenvolveram tecnologia capaz de congelar a lua em uma fase só, a cheia, pois ela proporciona crescimento acelerado das plantas.

    Grupo defensor: cientistas que defendem a importância de cada fase da lua para diversos seres vivos.


  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o tema e preparar seus argumentos para o debate. O grupo de observação deverá acompanhar todo o processo e registrar as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e debater sobre as fases da Lua e seus eclipses.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    A banca julgadora com ajuda do grupo observador irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Sintetize as informações relevantes do debate, desmistificando informações errôneas e destacando as corretas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, use a dinâmica dos 3Qs para averiguar as percepções dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação;
  • Compreender as fases da Lua e seus eclipses;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante o debate;
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
  • Utilização de fontes confiáveis para embasar as argumentações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática;
  • Orientar e acompanhar o processo de pesquisa e preparação dos grupos;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos durante o debate.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e preparação dos argumentos;
  • Participar ativamente do debate, apresentando seus argumentos de forma clara e coerente;
  • Trabalhar em equipe e respeitar as opiniões dos colegas.