Aula sobre A Lua E Suas Fases
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Lua é um astro presente em nosso cotidiano e pode ser observada em diversas ocasiões. Através do estudo das fases da Lua, é possível entender melhor como ela se relaciona com o Sol e a Terra, além de compreendermos a ocorrência dos eclipses. Nesta aula, os estudantes irão desenvolver suas habilidades de argumentação e justificação, através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), criando um modelo de júri para discutir as fases da Lua e seus eclipses.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema através de uma apresentação de slides, mostrando as fases da Lua e explicando como elas ocorrem. Em seguida, irá apresentar a metodologia e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. Explique o papel de cada grupo e distribua as tarefas.Grupo opositor: grandes proprietários de terra que desenvolveram tecnologia capaz de congelar a lua em uma fase só, a cheia, pois ela proporciona crescimento acelerado das plantas.
Grupo defensor: cientistas que defendem a importância de cada fase da lua para diversos seres vivos.
Etapa 3 - Pesquisa e preparação
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o tema e preparar seus argumentos para o debate. O grupo de observação deverá acompanhar todo o processo e registrar as informações relevantes.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e debater sobre as fases da Lua e seus eclipses.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
A banca julgadora com ajuda do grupo observador irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.Etapa 6 - Atividade prática
Sintetize as informações relevantes do debate, desmistificando informações errôneas e destacando as corretas.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, use a dinâmica dos 3Qs para averiguar as percepções dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação;
- Compreender as fases da Lua e seus eclipses;
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante o debate;
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
- Utilização de fontes confiáveis para embasar as argumentações.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática;
- Orientar e acompanhar o processo de pesquisa e preparação dos grupos;
- Estimular a participação ativa de todos os alunos durante o debate.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa e preparação dos argumentos;
- Participar ativamente do debate, apresentando seus argumentos de forma clara e coerente;
- Trabalhar em equipe e respeitar as opiniões dos colegas.