Aula sobre A Lua E Suas Fases

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Lua é um satélite natural da Terra e é um objeto celeste que fascina a humanidade desde os tempos mais remotos. Observar a Lua é uma atividade que pode ser realizada a olho nu, e é possível perceber que ela apresenta diferentes formas, que chamamos de fases. O estudo das fases da Lua é importante para entendermos alguns fenômenos astronômicos, como os eclipses. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as fases da Lua e como elas ocorrem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicar a importância do estudo das fases da Lua. Os alunos serão questionados sobre o que já sabem a respeito do assunto e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Construção de modelos

    Nesta estação, os alunos irão construir modelos de papelão para representar as fases da Lua. Disponibilize imagens das diferentes fases da Lua para que os alunos possam se basear.

  3. Etapa 3 - Estação 2: vídeo

    Alunos assistirão a um video explicando a utilidade e o porquê começamos a observar as fases da lua. Oriente os alunos sobre a melhor época e horário para fazer as observações.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Simulação de eclipses

    Nesta estação, os alunos irão debater como os eclipses acontecem e simula\-los utilizando uma bola de isopor e uma lanterna para representar o Sol, a Terra e a Lua.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as suas observações e as atividades realizadas em cada estação. Oriente a discussão e estimular a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese do que foi aprendido e responder às dúvidas dos alunos. Os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento no seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - - Atividade

    Pesquisa sobre como as diferentes fases da lua moldam a natureza e afetam os seres vivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.
  • Estimular a observação e a curiosidade dos alunos em relação aos fenômenos astronômicos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e das relações entre as fases da Lua e os eclipses.
  • Capacidade de construir modelos e justificar as suas observações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Orientar as atividades em cada estação e esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Observar a Lua no céu e registrar as suas observações.
  • Construir modelos e simular eclipses para compreender melhor as fases da Lua e os eclipses.