Aula sobre A Luta Pela Independencia De Guine Bissau

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A luta pela independência de Guiné-Bissau foi um movimento de libertação nacional que ocorreu entre 1963 e 1974, liderado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O objetivo era libertar o país do domínio colonial português e conquistar a independência política e econômica. A luta foi marcada por diversas estratégias, como a guerrilha, a mobilização popular e a diplomacia internacional.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Apresente o tema e contextualize a luta pela independência de Guiné-Bissau. Estimule os alunos a fazerem perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e construção do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo constrói um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Oriente os alunos na construção do template.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a luta pela independência de Guiné-Bissau

    Cada grupo realiza pesquisas sobre a luta pela independência de Guiné-Bissau. Oriente os alunos na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados da pesquisa

    Cada grupo apresenta os resultados da pesquisa para a turma. Os alunos fazem perguntas e tiram dúvidas sobre os resultados apresentados.

  5. Etapa 5 - Reflexão crítica sobre a luta pela independência de Guiné-Bissau

    Proponha atividades que estimulem a reflexão crítica sobre o tema. Os alunos realizam as atividades propostas.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada aluno avalia a própria participação na atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs. Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da atividade e reforce os principais pontos abordados.Os alunos tiram dúvidas e fazem comentários sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever e avaliar os processos de descolonização na África;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a luta pela independência de Guiné-Bissau;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Capacidade de descrever e avaliar os processos de descolonização na África;
  • Reflexão crítica sobre a luta pela independência de Guiné-Bissau.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a luta pela independência de Guiné-Bissau;
  • Dividir a turma em grupos e propor a construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Propor atividades que estimulem a reflexão crítica sobre o tema;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Realizar pesquisas sobre a luta pela independência de Guiné-Bissau;
  • Participar das atividades propostas pelo professor;
  • Refletir criticamente sobre o tema;
  • Avaliar a própria participação na atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.