Aula sobre A Luta Pela Independencia De Guine Bissau
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A luta pela independência de Guiné-Bissau foi um movimento de libertação nacional que ocorreu entre 1963 e 1974, liderado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O objetivo era libertar o país do domínio colonial português e conquistar a independência política e econômica. A luta foi marcada por uma série de batalhas e conflitos armados, que culminaram com a independência de Guiné-Bissau em 24 de setembro de 1973.
Etapa 1 - Problematização
Inicie apresentando o tema e questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre a luta pela independência de Guiné-Bissau. Em seguida, Apresente o problema central da atividade: Como a luta pela independência de Guiné-Bissau contribuiu para o processo de descolonização na África?Etapa 2 - Geração de alternativas
Faça a divisãoda turma em grupos e os oriente a pesquisar sobre os principais acontecimentos da luta pela independência de Guiné-Bissau. Cada grupo deve selecionar as informações mais relevantes e apresentá-las para a turma.Etapa 3 - Solução
Oriente os grupos a elaborarem um diário de bordo contendo as informações selecionadas e organizadas de forma clara e objetiva. Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma.Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando as informações selecionadas e organizadas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Oriente uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas pelos grupos e sobre como a luta pela independência de Guiné-Bissau contribuiu para o processo de descolonização na África.Etapa 6 - Avaliação individual
Aplique uma avaliação individual sobre o tema, com questões objetivas e discursivas.Etapa 7 - Fechamento
Faça um fechamento, destacando os principais pontos discutidos e reforçando a importância da luta pela independência de Guiné-Bissau para o processo de descolonização na África.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos processos de descolonização na África.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de escrita e registro de informações.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
- Coerência e clareza na apresentação das informações.
- Participação ativa dos alunos na discussão.
- Qualidade das respostas apresentadas.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e o problema central da atividade.
- Estimular a participação dos alunos na discussão.
- Orientar os alunos na elaboração do diário de bordo.
- Orientar os grupos na pesquisa e seleção de informações.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão.
- Trabalhar em grupo na elaboração do diário de bordo.
- Registrar as informações de forma clara e organizada.
- Preparar uma apresentação oral clara e objetiva.
- Apresentar argumentos coerentes e claros.