Aula sobre A Luta Pela Independencia De Guine Bissau

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A luta pela independência de Guiné-Bissau foi um movimento de libertação nacional que ocorreu entre 1963 e 1974, liderado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O objetivo era libertar o país do domínio colonial português e conquistar a independência política e econômica. A luta foi marcada por uma série de batalhas e conflitos armados, que culminaram com a independência de Guiné-Bissau em 24 de setembro de 1973.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie apresentando o tema e questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre a luta pela independência de Guiné-Bissau. Em seguida, Apresente o problema central da atividade: Como a luta pela independência de Guiné-Bissau contribuiu para o processo de descolonização na África?

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Faça a divisãoda turma em grupos e os oriente a pesquisar sobre os principais acontecimentos da luta pela independência de Guiné-Bissau. Cada grupo deve selecionar as informações mais relevantes e apresentá-las para a turma.

  3. Etapa 3 - Solução

    Oriente os grupos a elaborarem um diário de bordo contendo as informações selecionadas e organizadas de forma clara e objetiva. Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando as informações selecionadas e organizadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Oriente uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas pelos grupos e sobre como a luta pela independência de Guiné-Bissau contribuiu para o processo de descolonização na África.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Aplique uma avaliação individual sobre o tema, com questões objetivas e discursivas.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um fechamento, destacando os principais pontos discutidos e reforçando a importância da luta pela independência de Guiné-Bissau para o processo de descolonização na África.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos processos de descolonização na África.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de escrita e registro de informações.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação das informações.
  • Participação ativa dos alunos na discussão.
  • Qualidade das respostas apresentadas.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o problema central da atividade.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão.
  • Orientar os alunos na elaboração do diário de bordo.
  • Orientar os grupos na pesquisa e seleção de informações.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão.
  • Trabalhar em grupo na elaboração do diário de bordo.
  • Registrar as informações de forma clara e organizada.
  • Preparar uma apresentação oral clara e objetiva.
  • Apresentar argumentos coerentes e claros.