Aula sobre A Luta Pela Independencia De Guine Bissau

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A luta pela independência de Guiné-Bissau foi um movimento de libertação nacional que ocorreu entre 1963 e 1974, liderado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O objetivo era libertar o país do domínio colonial português e conquistar a independência política e econômica. A luta foi marcada por diversas estratégias, como a guerrilha, a mobilização popular e a diplomacia internacional.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da luta pela independência de Guiné-Bissau para a história da África e do mundo. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia ativa Gamificação.

  2. Etapa 2 - Definição do Nome do Jogo

    Cada grupo irá definir o nome do jogo que será criado, levando em consideração o tema e os objetivos do jogo.

  3. Etapa 3 - Definição do Objetivo do Jogo

    Cada grupo irá definir o objetivo do jogo que será criado, levando em consideração o tema e os desafios que serão propostos.

  4. Etapa 4 - Definição dos Desafios do Jogo

    Cada grupo irá definir os desafios que serão propostos no jogo, levando em consideração o tema e o objetivo do jogo.

  5. Etapa 5 - Definição dos Níveis e Esquema de Recompensas

    Cada grupo irá definir os níveis do jogo e o esquema de recompensas para cada nível, levando em consideração o tema e os desafios propostos.

  6. Etapa 6 - Informações para o Consumidor Final

    Cada grupo irá elaborar um texto explicando as informações do jogo para o consumidor final, levando em consideração o tema e os objetivos do jogo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma, explicando o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância da luta pela independência de Guiné-Bissau para a história da África e do mundo.
  • Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
  • Desenvolver habilidades de criatividade e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão e na criação do jogo.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do jogo.
  • Coerência do objetivo escolhido com o tema e os desafios do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa Gamificação.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a criação do mapa de registro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e na criação do jogo.
  • Estimular a criatividade e a comunicação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão sobre o tema.
  • Criar o mapa de registro com as informações solicitadas.
  • Elaborar o jogo seguindo as orientações.
  • Elaborar o texto em grupo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.