Aula sobre A Luta Pela Independencia De Guine Bissau

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A luta pela independência de Guiné-Bissau foi um movimento de libertação nacional que ocorreu entre 1963 e 1974, liderado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O objetivo era libertar o país do domínio colonial português e conquistar a independência política e econômica. A luta foi marcada por diversas estratégias, como a guerrilha, a mobilização popular e a diplomacia internacional.

  1. Etapa 1 - Divisão da turma

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e dos subtópicos a serem debatidos

    Apresente o contexto histórico da luta pela independência de Guiné-Bissau, estratégias utilizadas pelo PAIGC, papel da diplomacia internacional, consequências da independência para o país e para a África.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação dos grupos

    Cada grupo deverá pesquisar e preparar argumentos e evidências para defender ou refutar o tema e os subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e evidências, seguido de um período de perguntas e respostas entre os grupos e a banca julgadora.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    Após o debate, a banca julgadora deverá deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos e evidências.

  6. Etapa 6 - Reflexão em grupo

    Após o debate, os grupos deverão se reunir para refletir sobre o que aprenderam e como poderiam melhorar suas estratégias de argumentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
  • Promover a reflexão sobre a importância da luta pela independência na história da África.

Critérios de avaliação

  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Uso adequado de fontes históricas para sustentar os argumentos.
  • Participação ativa e respeito às regras do debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica de fontes históricas.
  • Mediar o debate e garantir o respeito às regras estabelecidas.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos e evidências para defender ou refutar o tema e os subtópicos.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos coerentes e consistentes.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como poderiam melhorar suas estratégias de argumentação.