Aula sobre A Luz Na Obra De Johannes Vermeer

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A presente proposta de atividade sobre "A Luz na obra de Johannes Vermeer" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da luz na pintura, especificamente na obra do artista holandês Johannes Vermeer. Vermeer é conhecido por suas pinturas que retratam cenas cotidianas com grande realismo e efeitos de luz impressionantes. Através da análise de suas obras, os alunos irão compreender como a luz pode ser utilizada na arte para criar diferentes efeitos e sensações.

  1. Etapa 1 - Problema

    Professor, inicie a aula, apresentando o problema: Como a luz é utilizada na obra de Johannes Vermeer para criar diferentes efeitos e sensações?

    Em seguida, apresente algumas obras de Vermeer e peça para os alunos observarem como a luz é utilizada nas pinturas. Proponha uma discussão em grupo sobre como a luz é utilizada nas obras e quais efeitos ela cria.


  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Organize a turma em grupos e oriente que pesquisem sobre a vida e obra de Johannes Vermeer, selecionando algumas obras para análise e discussão sobre como a luz é utilizada em cada uma delas. Em seguida, os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Solução

    Organize um momento para que os alunos compartilhem as anotações de seus diários de bordo, proporcionando também uma discussão em grupo sobre as diferentes soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas em outras obras de arte.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os grupos irão criar uma pintura inspirada na obra de Johannes Vermeer, utilizando a luz como elemento principal. A ideia é que utilizem materiais analógicos, como lápis de cor, giz de cera, tinta guache, papel sulfite, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas pinturas para a turma e, em seguida, discutir em grupo sobre as diferentes soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas em outras obras de arte.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Proponha que os alunos reflitam sobre a atividade e o que aprenderam com ela.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma pintura inspirada na obra de Johannes Vermeer;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e soluções.
  • Mostrar para os alunos como a a luz pode ser utilizada na arte para criar diferentes efeitos e sensações.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas.
  • Qualidade do diário de bordo e da pintura criada.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar as obras de Johannes Vermeer e estimular a observação e análise dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo e da pintura.
  • Estimular a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Observar e analisar as obras de Johannes Vermeer.
  • Trabalhar em grupo na criação do diário de bordo e da pintura.
  • Participar ativamente das atividades propostas e compartilhar ideias e soluções com os colegas.