Aula sobre A Luz Na Obra De Johannes Vermeer

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos irão explorar a obra do pintor holandês Johannes Vermeer, conhecido por utilizar a luz de forma única em suas pinturas. Através da metodologia ativa Cultura Maker, os alunos irão analisar e experimentar diferentes elementos de composição cênica e apresentação coreográfica, a fim de desenvolver a habilidade de analisar e experimentar diferentes elementos de composição.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente à turma a obra de Johannes Vermeer e sua técnica de utilização da luz nas pinturas. Sugerimos também que assistam a um vídeo sobre a vida e obra do artista.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os desafios de reproduzir a técnica de Vermeer em uma apresentação cênica.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Organize a turma em grupos e proponha que conversem a respeito de diferentes alternativas para solucionar o problema proposto na etapa anterior, considerando os elementos de composição cênica e apresentação coreográfica.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos irão escolher a melhor alternativa gerada na etapa anterior e irão desenvolver um plano de ação para colocá-la em prática.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas soluções para a turma, utilizando os elementos de composição cênica e apresentação coreográfica escolhidos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante todo o processo, considerando os critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar e experimentar diferentes elementos de composição cênica e apresentação coreográfica;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante todo o processo;
  • Criatividade e originalidade na solução proposta;
  • Coerência na escolha dos elementos de composição cênica e apresentação coreográfica.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Johannes Vermeer e sua técnica de utilização da luz nas pinturas;
  • Orientar os alunos na geração de alternativas e na escolha da melhor solução;
  • Avaliar a participação dos alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre os desafios de reproduzir a técnica de Vermeer em uma apresentação cênica.
  • Criar em grupo diferentes alternativas para solucionar o problema proposto.
  • Experimentar diferentes elementos de composição cênica e apresentação coreográfica, utilizando materiais analógicos disponíveis em sala de aula.