Aula sobre A Luz Na Obra De Johannes Vermeer

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A obra de Johannes Vermeer é conhecida por sua técnica refinada e uso magistral da luz. Através de suas pinturas, Vermeer criou uma atmosfera única e misteriosa que ainda fascina o público hoje. Nesta atividade, os alunos irão explorar como Vermeer usou a luz em suas pinturas e como isso afetou a atmosfera e o significado de suas obras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente a obra de Johannes Vermeer e sua técnica de uso da luz à turma. Em seguida, os alunos deverão fazer uma breve pesquisa sobre a vida e obra do artista.

  2. Etapa 2 - Análise de obras

    Os alunos deverão analisar algumas obras de Vermeer, prestando atenção especial à luz e como ela é usada para criar atmosfera e significado. Eles farão anotações em seus cadernos sobre o que observaram.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo o que observaram nas obras de Vermeer e como a luz é usada para criar significado. Professor, faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão.

  4. Etapa 4 - Criação de uma obra

    Os alunos criarão uma obra de arte inspirada na técnica de Vermeer, usando a luz como elemento central. Eles podem usar materiais como lápis de cor, giz de cera, tinta guache ou aquarela.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Os alunos apresentarão suas obras para a turma, explicando como usaram a luz para criar atmosfera e significado.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam nesta aula e como isso pode ser aplicado em suas próprias criações artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e experimentação de diferentes elementos para composição cênica e apresentação coreográfica;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre a obra de Vermeer e sua técnica de uso da luz.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Qualidade da obra criada, incluindo o uso da luz para criar atmosfera e significado;
  • Reflexão crítica sobre a obra de Vermeer e sua técnica de uso da luz.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Vermeer e sua técnica de uso da luz;
  • Estimular a discussão e a reflexão crítica sobre as obras de Vermeer;
  • Fornecer feedback construtivo sobre as obras criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar uma obra de arte inspirada na técnica de Vermeer, usando a luz como elemento central;
  • Fazer uma reflexão crítica sobre a obra de Vermeer e sua técnica de uso da luz.