Aula sobre A Luz Na Obra De Johannes Vermeer
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A luz é um elemento fundamental na obra do pintor holandês Johannes Vermeer. Em suas obras, a luz é usada para criar atmosferas e dar vida a suas cenas do cotidiano. Os alunos serão convidados a analisar e experimentar diferentes elementos de luz e sombra na obra de Vermeer. Eles criarão um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Ensino Híbrido será aplicada, permitindo que os alunos trabalhem em grupo e individualmente, e tenham a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando a obra de Johannes Vermeer e sua importância na história da arte. Os alunos serão convidados a observar algumas obras do artista e discutir suas impressões.Etapa 2 - Análise
Os alunos trabalharão em grupos para analisar a obra "A Leiteira" de Vermeer. Eles serão convidados a identificar as fontes de luz na obra e como elas são usadas para criar sombras e luzes. Cada grupo deverá criar um registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para acompanhar o desenvolvimento da atividade.Etapa 3 - Experimentação
Os alunos serão convidados a criar uma cena do cotidiano usando diferentes fontes de luz e sombra. Eles poderão usar objetos da sala de aula para criar a cena e experimentar diferentes formas de iluminação.Etapa 4 - Compartilhamento
Cada grupo apresentará sua cena para a turma e discutirá as escolhas de iluminação e sombra. Os alunos serão convidados a analisar as diferentes cenas e discutir como a luz é usada para criar atmosferas e dar vida às cenas.Etapa 5 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre a atividade e como ela os ajudou a compreender melhor a importância da luz na obra de Vermeer. Eles também poderão compartilhar o que aprenderam com a turma.Etapa 6 - Tarefa de casa
Os alunos poderão ser convidados a criar uma obra de arte inspirada na obra de Vermeer, usando diferentes fontes de luz e sombra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos de luz e sombra na obra de Johannes Vermeer.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao experimentar diferentes formas de iluminação e sombra.
- Promover a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar suas aprendizagens e acompanhar o desenvolvimento da atividade.
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância da luz na obra de arte.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de analisar e experimentar diferentes elementos de luz e sombra na obra de Johannes Vermeer.
- Criatividade e originalidade na criação da cena do cotidiano.
- Capacidade de compartilhar ideias e colaborar com os colegas.
- Reflexão crítica sobre a importância da luz na obra de arte.
Ações do professor
- Apresentar a obra de Johannes Vermeer e sua importância na história da arte.
- Orientar os alunos na análise da obra "A Leiteira" de Vermeer.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao experimentar diferentes formas de iluminação e sombra.
- Promover a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias entre os alunos.
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância da luz na obra de arte.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Analisar e experimentar diferentes elementos de luz e sombra na obra de Johannes Vermeer.
- Criar uma cena do cotidiano usando diferentes fontes de luz e sombra.
- Compartilhar ideias e colaborar com os colegas.
- Fazer uma reflexão crítica sobre a importância da luz na obra de arte.