Aula sobre A Luz Na Obra De Johannes Vermeer

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Johannes Vermeer foi um pintor holandês do século XVII, conhecido por suas obras que retratam cenas cotidianas com grande realismo e detalhismo. Uma das características mais marcantes de suas pinturas é o uso da luz, que é trabalhada de forma única e intensa em cada obra. Nesta atividade, os alunos irão explorar a importância da luz na obra de Vermeer e como ela pode ser utilizada para criar diferentes efeitos visuais.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione algumas obras de Vermeer que exemplifiquem o uso da luz em sua obra. Essas obras deverão ser disponibilizadas para os alunos em formato impresso ou digital. Também prepare um mapa conceitual com a ideia central "A Luz na obra de Johannes Vermeer" e 8 sub-ideias relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos deverão estudar as obras de Vermeer selecionadas por você, professor, e pesquisar sobre a vida e obra do artista. Eles também deverão assistir a um vídeo explicativo sobre a importância da luz na pintura.

  3. Etapa 3 - Discussão em sala de aula

    Na sala de aula, organize os alunos em grupos para discutirem sobre as obras de Vermeer e como a luz é utilizada em cada uma delas. Oriente a discussão e incentive a participação de todos, professor.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a ideia central e as sub-ideias propostas por você, professor. Oriente que o mapa deverá ter dois níveis de profundidade e ser apresentado em cartolina ou papel sulfite.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Organize os grupos para apresentarem seus mapas conceituais para a turma, explicando como a luz é utilizada na obra de Vermeer e como ela pode ser aplicada em outras formas de arte, como o teatro e a fotografia.

  6. Etapa 6 - Reflexão e avaliação

    Proponha que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras áreas. Avalie os mapas conceituais, a participação dos alunos na discussão em grupo e a qualidade dos registros no diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e experimentação de diferentes elementos para composição cênica;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de reflexão dos alunos;
  • Promover a interdisciplinaridade entre a Arte e outras áreas do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo;
  • Qualidade do mapa conceitual;
  • Reflexão sobre o aprendizado e aplicação do conhecimento em outras áreas.

Ações do professor

  • Selecionar obras de Vermeer e preparar o mapa conceitual;
  • Orientar a discussão em grupo;
  • Incentivar a criatividade e a reflexão dos alunos;
  • Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Estudar as obras de Vermeer e pesquisar sobre o artista;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Criar o mapa conceitual e apresentá-lo para a turma;
  • Experimentar diferentes formas de iluminação e registrar as experiências no diário de bordo.