Aula sobre A Luz No Palco Teatral
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A luz é um elemento fundamental no teatro, pois é ela que cria a atmosfera e ajuda a contar a história. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da luz no palco teatral e como ela pode ser utilizada para criar diferentes efeitos cênicos. Eles irão criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para poderem experimentar e criar suas próprias soluções para os desafios propostos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explique a importância da luz no teatro. Utilize exemplos de peças teatrais que os alunos já assistiram para ilustrar o assunto.Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre os diferentes efeitos de luz que podem ser utilizados no palco teatral. Cada grupo deverá escolher um efeito e apresentá-lo para a turma.Etapa 3 - Experimentação (30 minutos)
Cada grupo irá experimentar o efeito de luz escolhido utilizando materiais simples como lanternas, papel celofane e cartolina. Eles deverão criar um pequeno cenário para testá-lo.Etapa 4 - Criação do fanzine (60 minutos)
Os alunos irão criar um fanzine em papel A4, dividido em 8 partes, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada parte deverá abordar um aspecto diferente da luz no palco teatral, como a importância da iluminação para a criação de clima, os diferentes tipos de luz e seus efeitos, entre outros.Etapa 5 - Apresentação dos fanzines (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando os conceitos abordados e mostrando as imagens criadas.Etapa 6 - Discussão final (20 minutos)
Conduza uma discussão final sobre o tema, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
Conclua a aula, reforçando os principais conceitos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em suas próprias criações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica
- Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos por meio da metodologia ativa Cultura Maker;
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da luz no palco teatral e sua relação com a narrativa da peça.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Qualidade do fanzine criada pelos alunos;
- Capacidade dos alunos em explicar os conceitos abordados e apresentar suas criações de forma clara e objetiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Orientar os alunos na criação do fanzine e na experimentação dos diferentes efeitos de luz.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em grupo para discutir e experimentar os diferentes efeitos de luz;
- Criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.