Aula sobre A Luz No Palco Teatral

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A luz é um elemento fundamental na composição cênica e na apresentação coreográfica. Ela pode transformar completamente a atmosfera de uma cena, destacar personagens e criar efeitos especiais. Na aula sobre "A luz no palco teatral", os alunos irão aprender sobre a importância da iluminação no teatro e na dança, bem como experimentar diferentes efeitos de luz. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público em relação à iluminação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e explicar a importância da iluminação no teatro e na dança. Se possível, compartilhe exemplos de peças teatrais ou apresentações de dança que utilizam efeitos de luz para criar atmosferas diferentes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (20 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para levantar possibilidades sobre as necessidades do público de um teatro em relação à iluminação, dividido em campos como: “O que o público pretende ver na peça?”, “Quais sensações ele espera ter?”.

  3. Etapa 3 - Experimentação de diferentes efeitos de luz (30 minutos)

    Compartilhe com a turma diferentes efeitos de luz, como: luz direta, luz indireta, luz colorida, luz de fundo, entre outros. Ela deve observar como cada efeito de luz pode mudar a atmosfera de uma cena.

  4. Etapa 4 - Criação de uma cena teatral ou coreografia (40 minutos)

    Os alunos irão criar uma cena teatral ou coreografia, utilizando os efeitos de luz que experimentaram. Eles devem pensar em como a iluminação pode destacar personagens, criar efeitos especiais e mudar a atmosfera da cena. Para isso, organize-os em grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação das cenas teatrais ou coreografias (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas cenas teatrais ou coreografias para a turma. Eles devem explicar como utilizaram a iluminação para criar efeitos especiais e mudar a atmosfera da cena.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    A turma irá discutir as apresentações e como a iluminação foi utilizada para criar efeitos especiais e mudar a atmosfera da cena. Os alunos devem pensar em como a iluminação pode ser utilizada de forma criativa em outras apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual (10 minutos)

    Cada aluno deve fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de cenas teatrais e coreografias;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias em equipe.

Critérios de avaliação

  • Utilização criativa da iluminação para criar efeitos especiais e mudar a atmosfera da cena;
  • Coerência entre a cena teatral ou coreografia e a utilização da iluminação;
  • Participação ativa na criação da cena teatral ou coreografia e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de peças teatrais e apresentações de dança que utilizam efeitos de luz;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de cenas teatrais e coreografias;
  • Orientar os alunos na experimentação de diferentes efeitos de luz e na criação da cena teatral ou coreografia.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público em relação à iluminação;
  • Experimentar diferentes efeitos de luz e pensar em como podem ser utilizados na criação da cena teatral ou coreografia;
  • Apresentar a cena teatral ou coreografia para a turma e discutir em grupo como a iluminação foi utilizada.