Aula sobre A Luz No Palco Teatral
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 min)
Professor, introduza o tema da aula e explique a importância da luz no teatro. Pode ser interessante mostrar imagens de peças teatrais que utilizam a luz de forma criativa também.Etapa 2 - Rotação por estações (90 min)
Explique aos alunos a metodologia de Rotação pro Estações e, em seguida, organize-os em 3 grupos. Cada grupo deverá ocupar uma estação e realizar a atividade proposta, durante 30 minutos. Quando o tempo finalizar, ele segue para a estação seguinte.Estação 1 - Experimentando com a luz (30 min)
Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de experimentar com diferentes tipos de luz e ver como eles afetam a cena. Se possível, disponibilize lanternas, lâmpadas, filtros de luz e outros materiais para os alunos brincarem. Eles devem observar como a luz pode mudar a cor e a textura dos objetos.
Estação 2 - Criando uma cena (30 min)
Nesta estação, os alunos devem trabalhar em grupos para criar uma cena teatral que utilize a luz de forma criativa. Eles podem escolher uma cena de uma peça existente ou criar uma cena original. Disponibilize materiais de cenografia e iluminação para ajudá-los.
Estação 3 - Analisando uma peça (30 min)
Nesta estação, os alunos devem assistir a uma cena de uma peça teatral e analisar como a luz é usada para criar efeitos. Disponibilize o trecho de uma cena de uma peça conhecida ou peça aos alunos que tragam uma cena de uma peça que eles gostem. Eles devem observar como a luz é usada para destacar personagens, criar sombras e efeitos especiais.
Etapa 3 - Apresentação das cenas (20 min)
Cada grupo deve apresentar a cena que criou na Estação 2. Incentive-os a explicar como eles usaram a luz para criar efeitos.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 min)
Os alunos devem discutir em grupo como a luz pode ser usada para criar diferentes efeitos no teatro. Realize perguntas para orientar a discussão.Etapa 5 - Conclusão (10 min)
Conclua a aula reforçando a importância da luz no teatro e incentivando os alunos a continuar explorando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica;
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos de observar e analisar peças teatrais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Criatividade na criação da cena teatral;
- Capacidade de analisar e explicar como a luz é usada para criar efeitos no teatro;
- Trabalho em grupo e colaboração com os colegas;
- Observação e análise crítica de peças teatrais.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a importância da luz no teatro;
- Fornecer materiais para as atividades;
- Orientar os alunos nas atividades e incentivar a criatividade;
- Estimular a discussão em grupo e a análise crítica de peças teatrais;
- Concluir a aula reforçando a importância da luz no teatro.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
- Experimentar diferentes tipos de luz e observar seus efeitos;
- Criar uma cena teatral que utilize a luz de forma criativa;
- Analisar e explicar como a luz é usada para criar efeitos no teatro.