Aula sobre A Luz No Palco Teatral

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A luz é um elemento fundamental no palco teatral, pois ela é responsável por criar diferentes atmosferas, destacar personagens e elementos cênicos, além de transmitir emoções e sensações ao público. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da luz no teatro e como ela pode ser utilizada para compor a cena. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique a importância da luz no teatro. Além disso, é importante contextualizar o assunto com exemplos práticos, como peças teatrais, shows musicais, entre outros.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)

    Compartilhe com a turma um vídeo ou texto sobre a luz no palco teatral e oriente\-a a registrar as principais informações.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)

    Organize os alunos em grupos e oriente-os a criar um mapa conceitual com a ideia central do material analisado na etapa anterior e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Apoie-os na criação do mapa, que pode ser feito em papel ou em plataformas digitais, como o MindMeister.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Proponha uma roda de conversa para que os grupos possam apresentar seus mapas conceituais e conversar com os demais colegas a respeito. Medie esse momento e incentive a participação de todos.

    Exemplos práticos (30 minutos)

    Organize um momento para apresentar exemplos práticos de como a luz pode ser utilizada no teatro, como a criação de sombras, a iluminação de diferentes cenários e a utilização de cores para transmitir emoções.

    Criação de uma cena teatral (40 minutos)

    Em grupos, os alunos deverão criar uma cena teatral utilizando a luz como elemento fundamental. Eles deverão pensar em como a luz pode ser utilizada para criar diferentes atmosferas e destacar personagens e elementos cênicos.


  5. Etapa 5 - Apresentação das cenas (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar suas cenas teatrais para a turma, utilizando a luz como elemento fundamental para a composição da cena.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma cena teatral;
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo;
  • Criatividade e originalidade na criação da cena teatral;
  • Utilização adequada da luz como elemento fundamental na composição da cena.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos;
  • Apresentar exemplos práticos de como a luz pode ser utilizada no teatro;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação da cena teatral;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a luz no palco teatral e responder às perguntas;
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias;
  • Discutir em grupo as ideias apresentadas no mapa conceitual;
  • Criar uma cena teatral utilizando a luz como elemento fundamental;
  • Apresentar a cena teatral para a turma.