A mesma história, vários jeitos de contar
A gente sabe que a mesma história pode ser contada de maneiras diferentes. Mas como isso acontece na área jornalística? Será que os jornais podem alterar informações? O que é imparcialidade? Qual a influência de uma informação manipulada? Nesta aula de Linguagens, vamos descobrir. Vamos lá?
Atividades (2)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Leia as manchetes abaixo:
"Advogada é presa por intermediar venda de cocaína no Ceará; ela pedia R$ 15 mil para cada quilo, segundo a Polícia Civil". (Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/11/14/advogada-e-presa-por-intermediar-venda-de-cocaina-no-ceara-ela-pedia-r-15-mil-para-cada-quilo-segundo-a-policia-civil.ghtml. Acesso 23 mai 2022).
"Advogada presa tentou traficar 40 kg de cocaína, diz polícia". (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/11/15/advogada-suspeita-de-intermediar-venda-de-droga-e-presa-no-ceara.htm. Acesso 23 mai 2022).
Destaque os termos que mostram que os veículos de imprensa apresentaram versões ligeiramente diferentes dos fatos e escolha a alternativa que corresponde a esses termos:
Atividade completaA)
Advogada é presa / Advogada presa.B) Intermediar venda / traficar.
C) Segundo a Polícia Civil / diz polícia.
2. Atividade aberta:
Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: