Aula sobre A Moda No Universo Da Arte

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A moda é uma manifestação artística que está presente em nosso dia a dia, seja na roupa que vestimos, nos acessórios que usamos ou até mesmo na decoração de nossas casas. Na arte, a moda também é uma fonte de inspiração para muitos artistas, que utilizam elementos da moda em suas obras. Nesta aula, vamos explorar a relação entre moda e arte, e como a moda pode ser uma forma de expressão artística.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma breve explanação sobre a relação entre moda e arte. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios, para poderem trabalhar em conjunto durante a atividade.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser feito em papel sulfite, com canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos subtópicos escolhidos para o mapa conceitual. A pesquisa deverá ser feita em livros e revistas de arte, disponíveis na biblioteca da escola.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Os grupos deverão discutir em conjunto as informações pesquisadas e como elas se relacionam com o tema central. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Criação

    Cada grupo deverá criar uma obra de arte inspirada no subtópico pesquisado. A obra poderá ser feita em papel sulfite, utilizando lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas ou qualquer outro material disponível.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua obra de arte e explicar como ela se relaciona com o subtópico pesquisado e com o tema central da aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a relação entre moda e arte, destacando as principais informações apresentadas pelos alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.
  • Estimular a pesquisa em fontes analógicas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar obras de arte inspiradas em um tema.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade e originalidade da obra de arte criada.
  • Coerência entre a obra de arte e o subtópico pesquisado.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Pesquisar sobre um subtópico escolhido.
  • Discutir em grupo as informações pesquisadas.
  • Criar uma obra de arte inspirada no subtópico pesquisado.
  • Apresentar a obra de arte criada.