Aula sobre A Moda No Universo Da Arte

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A moda é uma expressão artística que está presente em nosso dia a dia, seja nas roupas que vestimos, nos acessórios que usamos ou nos estilos que adotamos. Na arte, a moda também é uma fonte de inspiração para muitos artistas, que utilizam elementos da moda em suas obras. Nesta atividade, os alunos irão explorar a relação entre a moda e a arte, criando um diário de bordo em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "A moda no universo da arte" e seus subtópicos, explicando a relação entre a moda e a arte. Peça que os alunos reflitam sobre como a moda está presente em suas vidas e como ela pode ser uma forma de expressão artística.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e cada grupo irá escolher um tema relacionado à moda e à arte para desenvolver em seu diário de bordo. Os temas podem ser: moda na pintura, moda na escultura, moda na fotografia, moda na arquitetura, entre outros.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema escolhido, por exemplo: como a moda influencia a pintura contemporânea? Como a moda é representada na escultura? Como a moda é utilizada na arquitetura? O objetivo é que os alunos possam refletir sobre o tema e formular uma questão que possa ser respondida ao longo da atividade.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão buscar alternativas para responder ao problema definido na etapa anterior. Eles podem pesquisar obras de arte que abordem o tema, buscar referências na moda atual, entrevistar pessoas que trabalham com moda e arte, entre outras possibilidades.

  5. Etapa 5 - Solução

    Com base nas alternativas geradas na etapa anterior, os grupos deverão definir uma solução para o problema proposto. Eles podem criar uma obra de arte que aborde o tema, fazer uma apresentação sobre a relação entre moda e arte, criar um ensaio fotográfico, entre outras possibilidades.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de _Problema, Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. Eles poderão utilizar materiais analógicos, como papel, lápis de cor, canetas, colagens, entre outros recursos.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando o tema escolhido, o problema definido, as alternativas geradas e a solução encontrada. A apresentação poderá ser feita de forma oral, com a exibição do diário de bordo, ou de outra forma que o grupo preferir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo.
  • Estimular a reflexão sobre a relação entre a moda e a arte.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas etapas da atividade.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Coerência entre o problema definido, as alternativas geradas e a solução encontrada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os subtópicos.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na escolha dos temas.
  • Acompanhar o desenvolvimento da atividade e fornecer feedback aos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas da atividade.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um diário de bordo criativo e bem estruturado.