Aula sobre A Moda No Universo Da Arte

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A moda é uma expressão artística que acompanha a humanidade desde os primórdios da civilização. Ela é uma forma de expressão cultural que reflete as transformações sociais, políticas e econômicas de uma época. Na arte, a moda é retratada em diversas formas, como na pintura, na escultura, na fotografia e na moda em si. Nesta aula, os alunos irão explorar a relação entre a moda e a arte, criando um jogo de tabuleiro que aborda o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como será desenvolvido o jogo de tabuleiro. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um período histórico para abordar no jogo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre a moda e a arte no período escolhido, buscando informações sobre as principais tendências, artistas e obras relacionadas ao tema.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar um jogo de tabuleiro, utilizando materiais analógicos como papelão, cartolina, canetas coloridas, dados e pinos. O jogo deve ter um tabuleiro com 51 casas, sendo que cada casa deve representar um aspecto da moda e da arte no período escolhido. Além disso, o jogo deve ter cards de perguntas e ações relacionadas ao tema.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo entre si, verificando se as regras estão claras e se o jogo é divertido e educativo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar o jogo para a turma, explicando as regras e as principais informações sobre o período histórico escolhido.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre a relação entre a moda e a arte, destacando as principais tendências e artistas abordados pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão fazer uma reflexão sobre a atividade, destacando o que aprenderam sobre a moda e a arte e como foi o processo de criação do jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criação em artes visuais, utilizando materiais analógicos.
  • Explorar a relação entre a moda e a arte em diferentes períodos históricos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Clareza das regras e das informações apresentadas.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as regras do jogo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do jogo.
  • Conduzir a discussão e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a moda e a arte em um período histórico escolhido.
  • Criar um jogo de tabuleiro que aborda o tema.
  • Testar e apresentar o jogo para a turma.