Aula sobre A Moda No Universo Da Arte

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A moda é uma forma de expressão artística que está presente em nosso cotidiano com grande influência na sociedade. Na arte, a moda pode ser vista em diversas manifestações, como na pintura, escultura, fotografia, entre outras. Nesta aula, os alunos irão explorar a moda no universo da arte, identificando as principais características e influências dessa manifestação artística.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione os materiais analógicos que possam ser utilizados pelos alunos, como revistas, jornais, lápis de cor, canetas, papel sulfite, cola, tesoura, entre outros. Além disso, prepare um vídeo explicativo sobre o tema da aula, que será disponibilizado aos alunos com antecedência.

  2. Etapa 2 - Assistir ao vídeo

    Os alunos deverão assistir ao vídeo, que apresentará o tema da aula e as principais informações sobre a moda no universo da arte.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema da aula, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as ideias apresentadas em seus mapas conceituais, compartilhando suas opiniões e pontos de vista.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e os subtópicos desenvolvidos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos deverão criar uma obra de arte inspirada na moda, utilizando os materiais analógicos disponibilizados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a aula, a qualidade dos mapas conceituais e das obras de arte criadas, bem como a capacidade dos alunos em desenvolver processos de criação em artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de obras de arte.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a aula.
  • Qualidade dos mapas conceituais apresentados.
  • Qualidade das obras de arte criadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Preparar o vídeo explicativo sobre o tema da aula.
  • Disponibilizar os materiais analógicos para os alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo preparado pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema da aula.
  • Criar uma obra de arte inspirada na moda.