A mulher na Primeira República no Brasil
Você conhece alguma mulher que é escritora? Já leu algum livro de uma mulher? Já ouviu falar sobre femininismo? Nessa aula de História vamos conhecer um pouco sobre Julia Lopes de Almeida e entender sobre a posição social da mulher na Primeira República. Divirta-se!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Aumento salarial, direitos trabalhistas, melhores condições de trabalho e de vida são alguns dos direitos de todo trabalhador e trabalhadora. Qual foi o principal meio utilizado pelos trabalhadores para discutir esses direitos?
Atividade completaA)
Acordos com os patrões.B) Greves.
C) Exigências para cumprir a “Consolidação das Leis do Trabalho” (CLT).
2. Atividade aberta:
Atividade completaExercício: Responda, em seu caderno: "Qual o papel social e político da mulher na sociedade da Primeira República no Brasil?"
3. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais. Nesse contexto, a mulher teve um papel importante na luta por seus direitos e na conquista de espaços na sociedade. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos serão desafiados a refletir sobre a participação da mulher na Primeira República e a criar um diário de bordo com soluções para os problemas enfrentados por elas.Atividade completaAprendizagem Baseada em Problemas
4. Sala de Aula Invertida:
A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais no país. Nesse contexto, as mulheres lutaram por seus direitos e conquistaram importantes avanços, como o direito ao voto e à educação. Nesta aula, vamos explorar a atuação das mulheres na Primeira República e suas conquistas.Atividade completa5. Aprendizagem Entre Pares:
A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais. Nesse contexto, a mulher teve um papel importante na luta por seus direitos e na conquista de espaços na sociedade. Nesta aula, vamos explorar a atuação das mulheres na Primeira República e como elas contribuíram para a conquista de direitos políticos, sociais e civis.Atividade completa6. Design Sprint:
A mulher na Primeira República no Brasil é um tema relevante para entendermos a luta por direitos políticos, sociais e civis. Durante esse período, as mulheres começaram a se organizar em movimentos sociais e reivindicar o direito ao voto, à educação e ao trabalho. Apesar das conquistas, ainda havia muitas barreiras a serem superadas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias relacionadas à temática.Atividade completa7. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A mulher na Primeira República no Brasil é um tema importante para entendermos as lutas e conquistas das mulheres por seus direitos políticos, sociais e civis. É importante destacar que, naquela época, as mulheres não podiam votar, trabalhar em muitas profissões e tinham poucos direitos legais em relação aos homens. Para contextualizar o tema, o professor pode utilizar exemplos de mulheres importantes na história do Brasil, como Bertha Lutz, Nísia Floresta e Leolinda Daltro. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.Atividade completa8. Design Thinking:
A aula sobre "A mulher na Primeira República no Brasil" é um tema de extrema relevância para a compreensão da história do país e da luta pelos direitos das mulheres. Nessa aula, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a história das mulheres brasileiras durante a Primeira República, bem como os movimentos sociais que lutaram pelos direitos políticos, sociais e civis das mulheres. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, com o objetivo de desenvolver a habilidade de relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: