A mulher na Primeira República no Brasil

Você conhece alguma mulher que é escritora? Já leu algum livro de uma mulher? Já ouviu falar sobre femininismo? Nessa aula de História vamos conhecer um pouco sobre Julia Lopes de Almeida e entender sobre a posição social da mulher na Primeira República. Divirta-se!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Aumento salarial, direitos trabalhistas, melhores condições de trabalho e de vida são alguns dos direitos de todo trabalhador e trabalhadora. Qual foi o principal meio utilizado pelos trabalhadores para discutir esses direitos?

    A) Acordos com os patrões.

    B) Greves.

    C) Exigências para cumprir a “Consolidação das Leis do Trabalho” (CLT).

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  2. 2. Atividade aberta:

    Exercício: Responda, em seu caderno: "Qual o papel social e político da mulher na sociedade da Primeira República no Brasil?"

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais. Nesse contexto, a mulher teve um papel importante na luta por seus direitos e na conquista de espaços na sociedade. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos serão desafiados a refletir sobre a participação da mulher na Primeira República e a criar um diário de bordo com soluções para os problemas enfrentados por elas.

    Aprendizagem Baseada em Problemas

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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais no país. Nesse contexto, as mulheres lutaram por seus direitos e conquistaram importantes avanços, como o direito ao voto e à educação. Nesta aula, vamos explorar a atuação das mulheres na Primeira República e suas conquistas.
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  5. 5. Aprendizagem Entre Pares:

    A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais. Nesse contexto, a mulher teve um papel importante na luta por seus direitos e na conquista de espaços na sociedade. Nesta aula, vamos explorar a atuação das mulheres na Primeira República e como elas contribuíram para a conquista de direitos políticos, sociais e civis.
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  6. 6. Design Sprint:

    A mulher na Primeira República no Brasil é um tema relevante para entendermos a luta por direitos políticos, sociais e civis. Durante esse período, as mulheres começaram a se organizar em movimentos sociais e reivindicar o direito ao voto, à educação e ao trabalho. Apesar das conquistas, ainda havia muitas barreiras a serem superadas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias relacionadas à temática.
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  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A mulher na Primeira República no Brasil é um tema importante para entendermos as lutas e conquistas das mulheres por seus direitos políticos, sociais e civis. É importante destacar que, naquela época, as mulheres não podiam votar, trabalhar em muitas profissões e tinham poucos direitos legais em relação aos homens. Para contextualizar o tema, o professor pode utilizar exemplos de mulheres importantes na história do Brasil, como Bertha Lutz, Nísia Floresta e Leolinda Daltro. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
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  8. 8. Design Thinking:

    A aula sobre "A mulher na Primeira República no Brasil" é um tema de extrema relevância para a compreensão da história do país e da luta pelos direitos das mulheres. Nessa aula, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a história das mulheres brasileiras durante a Primeira República, bem como os movimentos sociais que lutaram pelos direitos políticos, sociais e civis das mulheres. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, com o objetivo de desenvolver a habilidade de relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
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