Aula sobre A Mulher Na Primeira Republica No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais. Nesse contexto, a mulher teve um papel importante na luta por seus direitos e na conquista de espaços na sociedade. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos serão desafiados a refletir sobre a participação da mulher na Primeira República e a criar um diário de bordo com soluções para os problemas enfrentados por elas.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema "A mulher na Primeira República no Brasil" e questione os alunos sobre o papel da mulher na sociedade da época. Em seguida, exponha o problema central: "Como a mulher brasileira lutou por seus direitos na Primeira República?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Divida a sala em grupos. Os grupos deverão pesquisar sobre a participação da mulher na Primeira República e listar as principais dificuldades enfrentadas por elas. Em seguida, deverão criar alternativas para solucionar esses problemas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos deverão escolher uma das alternativas criadas na etapa anterior e elaborar um plano de ação para colocá-la em prática. Em seguida, deverão apresentar o plano para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Os grupos deverão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deverá ser ilustrado e conter informações relevantes sobre a participação da mulher na Primeira República.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Os grupos deverão apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas criadas e a solução escolhida.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, a turma deverá discutir as soluções apresentadas pelos grupos e avaliar sua viabilidade e eficácia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da participação da mulher na Primeira República e incentive os alunos a refletirem sobre a importância da luta pelos direitos das mulheres na sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a participação da mulher na sociedade brasileira.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Elaboração de perguntas relevantes sobre o tema.
  • Identificação clara do problema central.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o problema central.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão.
  • Registrar as perguntas dos alunos no quadro.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar perguntas relevantes sobre o tema.
  • Identificar o problema central.