Aula sobre A Mulher Na Primeira Republica No Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A mulher na Primeira República no Brasil é um tema relevante para entendermos a luta por direitos políticos, sociais e civis. Durante esse período, as mulheres começaram a se organizar em movimentos sociais e reivindicar o direito ao voto, à educação e ao trabalho. Apesar das conquistas, ainda havia muitas barreiras a serem superadas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias relacionadas à temática.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente a temática e contextualize o período histórico em que se passa. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a atuação dos movimentos feministas durante a Primeira República. Cada grupo deverá criar um mapa mental com as informações mais relevantes.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentarão seus mapas mentais e debaterão em conjunto sobre as informações apresentadas. Em seguida, cada grupo deverá escolher uma ideia central para desenvolver.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo de uma campanha publicitária que represente a ideia central escolhida. Os alunos poderão utilizar materiais diversos, como cartazes, vídeos, panfletos, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão suas campanhas publicitárias para a turma e farão uma votação para escolher a mais criativa e que melhor representa a ideia central trabalhada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa mental e da campanha publicitária.
  • Coerência entre a ideia central escolhida e a campanha publicitária desenvolvida.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a atuação dos movimentos feministas durante a Primeira República.
  • Criar um mapa mental com as informações mais relevantes.
  • Desenvolver uma campanha publicitária criativa e coerente com a ideia central escolhida.