Aula sobre A Mulher Na Primeira Republica No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "A mulher na Primeira República no Brasil" é um tema de extrema relevância para a compreensão da história do país e da luta pelos direitos das mulheres. Nessa aula, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a história das mulheres brasileiras durante a Primeira República, bem como os movimentos sociais que lutaram pelos direitos políticos, sociais e civis das mulheres. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, com o objetivo de desenvolver a habilidade de relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o contexto histórico da Primeira República no Brasil e apresentando alguns exemplos de mulheres que lutaram pelos seus direitos nesse período.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" a fim de compreender o contexto das mulheres na Primeira República.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma e todos discutirão sobre as informações levantadas. Medie a discussão, orientando os alunos a relacionar as informações com o contexto histórico e os movimentos sociais da época.

  4. Etapa 4 - Atividade escrita

    Os alunos deverão escrever um texto de no máximo uma página sobre a importância dos movimentos sociais para a conquista dos direitos das mulheres na Primeira República. O texto deverá ser baseado nas informações levantadas durante a atividade do mapa de empatia e na discussão em grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos textos

    Os alunos apresentarão seus textos para a turma, faça uma avaliação oral da atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre a história das mulheres brasileiras e os movimentos sociais que lutaram pelos seus direitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de escrita e de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade do mapa de empatia.
  • Qualidade do texto produzido.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Respeito aos colegas e ao professor.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Avaliar a qualidade dos textos e das apresentações orais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade do mapa de empatia.
  • Produzir um texto de qualidade sobre a importância dos movimentos sociais para a conquista dos direitos das mulheres na Primeira República.
  • Apresentar o texto de forma clara e objetiva.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Respeitar os colegas e o professor.