Aula sobre A Mulher Na Primeira Republica No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Primeira República no Brasil (1889-1930) foi um período de grandes mudanças políticas, sociais e culturais no país. Nesse contexto, as mulheres lutaram por seus direitos e conquistaram importantes avanços, como o direito ao voto e à educação. Nesta aula, vamos explorar a atuação das mulheres na Primeira República e suas conquistas.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais de pesquisa sobre o tema, como livros, revistas, jornais e documentos históricos. Os alunos devem ser orientados a buscar informações sobre a atuação das mulheres na Primeira República nessas fontes.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a atuação das mulheres na Primeira República antes da aula. Forneça um questionário para que os alunos respondam após a leitura ou visualização do material e preencham o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena", "Que tal". Eles devem utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre a atuação das mulheres na Primeira República, suas conquistas e desafios.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas reflexões ou seu mapa mental sobre a atuação das mulheres na Primeira República e suas conquistas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e sua própria aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da atuação das mulheres na Primeira República.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica;
  • Estimular a reflexão sobre a própria aprendizagem;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação escrita.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliação do Mapa Mental;
  • Reflexão crítica sobre a própria aprendizagem;
  • Comunicação clara e objetiva.

Ações do professor

  • Explicar o funcionamento da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a própria aprendizagem;
  • Orientar os alunos na utilização do template.

Ações do aluno

  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Utilizar o template para avaliar a atividade;
  • Refletir sobre a própria aprendizagem.