A natureza e o seres humanos primitivos na arte rupestre
Você já viu alguma pintura rupestre? Sabe o que são? Nessa aula de História, vamos estudar um pouco sobre elas e qual o motivo de nossos antepassados fazerem esses desenhos.
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A arte rupestre é um conjunto de representações artísticas “pré-históricas”. Qual era a intenção dos seres humanos ao produzir esses elementos?
Atividade completaA)
Os humanos desenhavam elementos do cotidiano pra celebrar uma caça bem sucedida, por exemplo.B) Não havia uma intenção clara. Essas representações eram feitas pra ser admiradas pelos outros.
C) Esses humanos desenhavam elementos que estavam presentes no cotidiano, como os animais. Eles acreditavam que o desenho trazia poder sobre as coisas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte rupestre e como ela pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Cultura Maker:
A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o ambiente em que viviam. Nesta aula, os alunos irão explorar a arte rupestre e suas representações da natureza e dos seres humanos primitivos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine será uma forma de os alunos expressarem suas ideias e conhecimentos sobre o tema.Atividade completa5. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte rupestre e como ela pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Atividade completa6. Ensino Híbrido:
A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com a vida em sociedade. Nesta aula, vamos explorar a arte rupestre como fonte de informação sobre a vida dos povos primitivos e como forma de expressão artística. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas."Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte rupestre e como ela pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, vamos explorar a arte rupestre e entender como ela pode nos ajudar a compreender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: