Aula sobre A Natureza E O Seres Humanos Primitivos Na Arte Rupestre
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte rupestre e como ela pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a arte rupestre. Os alunos serão convidados a compartilhar o que sabem sobre o assunto. Você pode dar exemplos práticos utilizando imagens e vídeos.Etapa 2 - Problematização
Apresente um problema relacionado ao tema, como, por exemplo: "Como a arte rupestre pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza?" Os alunos irão discutir em grupos e apresentar suas respostas.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a arte rupestre e como ela representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. Selecione e disponibilize materiais como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupos sobre o que aprenderam na pesquisa e como a arte rupestre representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Os alunos irão apresentar seus templates e discutir em grupo sobre as respostas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre os principais pontos abordados e reforce a importância da arte rupestre para a compreensão da relação dos seres humanos primitivos com a natureza.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
- Discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a arte rupestre.
- Problematizar o tema e auxiliar na pesquisa.
- Estimular a discussão em grupo e a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre a arte rupestre.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.