Aula sobre A Natureza E O Seres Humanos Primitivos Na Arte Rupestre

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte rupestre e como ela pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a arte rupestre. Os alunos serão convidados a compartilhar o que sabem sobre o assunto. Você pode dar exemplos práticos utilizando imagens e vídeos.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema relacionado ao tema, como, por exemplo: "Como a arte rupestre pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza?" Os alunos irão discutir em grupos e apresentar suas respostas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a arte rupestre e como ela representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. Selecione e disponibilize materiais como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupos sobre o que aprenderam na pesquisa e como a arte rupestre representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os alunos irão apresentar seus templates e discutir em grupo sobre as respostas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre os principais pontos abordados e reforce a importância da arte rupestre para a compreensão da relação dos seres humanos primitivos com a natureza.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
  • Discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte rupestre.
  • Problematizar o tema e auxiliar na pesquisa.
  • Estimular a discussão em grupo e a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a arte rupestre.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.