Aula sobre A Natureza E O Seres Humanos Primitivos Na Arte Rupestre

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte rupestre e como ela pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a arte rupestre na história da humanidade. Os alunos serão convidados a compartilhar o que sabem sobre o assunto e a fazer perguntas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a arte rupestre em diferentes partes do mundo. Eles deverão buscar informações sobre como os seres humanos primitivos representavam a natureza e os animais em suas pinturas.

  3. Etapa 3 - Diário de bordo - Problema

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo o campo de Problema, no qual deverão identificar os principais desafios enfrentados pelos seres humanos primitivos em relação à natureza e à sobrevivência.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo - Geração de Alternativas

    Os grupos irão propor soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Eles deverão pensar em alternativas que os seres humanos primitivos poderiam ter utilizado para lidar com a natureza e os animais.

  5. Etapa 5 - Diário de bordo - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa proposta e criar uma solução para o problema identificado. Eles deverão apresentar suas soluções para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as soluções propostas pelos grupos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e a debater sobre as diferentes alternativas apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre a relação dos seres humanos com a natureza.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Coerência e consistência das soluções propostas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em debater e argumentar sobre as diferentes alternativas apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte rupestre na história da humanidade.
  • Conduzir as atividades propostas e orientar os alunos durante o processo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre as soluções propostas pelos grupos.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte rupestre em diferentes partes do mundo.
  • Criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Propor soluções para os problemas identificados na etapa anterior.
  • Escolher a melhor alternativa proposta e criar uma solução para o problema identificado.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula sobre as soluções propostas pelos grupos.