Aula sobre A Natureza E O Seres Humanos Primitivos Na Arte Rupestre

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o ambiente em que viviam. Nesta aula, os alunos irão explorar a arte rupestre e suas representações da natureza e dos seres humanos primitivos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine será uma forma de os alunos expressarem suas ideias e conhecimentos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a arte rupestre. Serão mostrados exemplos de arte rupestre e discutidos os elementos presentes nas representações.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um papel A4 dividido em 8 partes para criar a fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a arte rupestre e suas representações da natureza e dos seres humanos primitivos. Eles podem utilizar livros, internet ou outros recursos disponíveis.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Os alunos irão criar a fanzine, utilizando as informações pesquisadas e as imagens que representam a arte rupestre. Eles devem dividir as partes da fanzine de forma coerente e criativa.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma. Os alunos devem explicar as escolhas feitas na criação da fanzine e as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e as diferentes formas de representação da natureza e dos seres humanos primitivos na arte rupestre.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como a fanzine ajudou a compreender melhor o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação da fanzine.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão individual sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Coerência e criatividade na criação da fanzine.
  • Clareza e organização das informações apresentadas na fanzine.
  • Participação na discussão em grupo e na reflexão individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte rupestre.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer o papel A4 para a criação da fanzine.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação da fanzine.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão individual sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte rupestre e suas representações da natureza e dos seres humanos primitivos.
  • Criar a fanzine de forma coerente e criativa.
  • Apresentar a fanzine para a turma e explicar as escolhas feitas na criação.
  • Participar da discussão em grupo e da reflexão individual.
  • Respeitar os colegas e o professor durante a atividade.