Aula sobre A Natureza E O Seres Humanos Primitivos Na Arte Rupestre

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com a vida em sociedade. Nesta aula, vamos explorar a arte rupestre como fonte de informação sobre a vida dos povos primitivos e como forma de expressão artística. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a arte rupestre como forma de expressão artística e fonte de informação sobre a vida dos povos primitivos. Em seguida, apresente o template de registro de aprendizagem que os alunos irão utilizar durante a aula. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo o que já conhecem sobre a temática.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a arte rupestre em diferentes partes do mundo e selecionar algumas imagens para análise. Eles devem registrar suas descobertas no template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Análise

    Os alunos devem analisar as imagens selecionadas e identificar elementos comuns, como formas, cores e temas. Eles devem registrar suas observações no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as observações feitas na etapa anterior e identificar possíveis significados das imagens. Eles devem registrar suas conclusões no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre as imagens analisadas. Os alunos devem registrar as observações feitas durante as apresentações no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das observações e conclusões apresentadas pelos alunos e discuta a importância da arte rupestre como fonte de informação sobre a vida dos povos primitivos. Os alunos devem registrar as principais ideias no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e registrar suas conclusões no template de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas."
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de imagens.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e organizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.
  • Capacidade de análise crítica das imagens selecionadas.
  • Clareza e organização na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a arte rupestre como forma de expressão artística e fonte de informação sobre a vida dos povos primitivos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das imagens selecionadas.
  • Estimular a discussão em grupo e a apresentação das conclusões.
  • Fazer uma síntese das observações e conclusões apresentadas pelos alunos e discutir a importância da arte rupestre como fonte de informação sobre a vida dos povos primitivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte rupestre em diferentes partes do mundo e selecionar algumas imagens para análise.
  • Analisar as imagens selecionadas e identificar elementos comuns, como formas, cores e temas.
  • Discutir em grupo as observações feitas na etapa anterior e identificar possíveis significados das imagens.
  • Apresentar suas conclusões para a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre as imagens analisadas.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e registrar suas conclusões no template de registro de aprendizagem.