Aula sobre A Natureza E O Seres Humanos Primitivos Na Arte Rupestre
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte rupestre e como ela pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da arte rupestre para a compreensão da relação dos seres humanos primitivos com a natureza.Etapa 2 - Apresentação dos exemplos
Apresente exemplos de arte rupestre de diferentes partes do mundo e explique as características de cada um.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate crítico
Os alunos irão debater em grupos sobre a relação dos seres humanos primitivos com a natureza, utilizando os exemplos de arte rupestre apresentados pelo professor. Cada grupo irá apresentar suas conclusões e argumentos.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos irão avaliar o desempenho de seus colegas utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa 3.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforce a importância da arte rupestre para a compreensão da relação dos seres humanos primitivos com a natureza.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos.
- Discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas na relação dos seres humanos primitivos com a natureza.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate crítico.
- Utilização dos exemplos de arte rupestre para argumentar.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de arte rupestre de diferentes partes do mundo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no debate crítico.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.
Ações do aluno
- Criar um template de avaliação por rúbrica.
- Participar ativamente do debate crítico.
- Avaliar o desempenho de seus colegas utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa 3.