Aula sobre A Natureza E O Seres Humanos Primitivos Na Arte Rupestre

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a arte rupestre e como ela pode nos ajudar a entender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da arte rupestre para a compreensão da relação dos seres humanos primitivos com a natureza.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos exemplos

    Apresente exemplos de arte rupestre de diferentes partes do mundo e explique as características de cada um.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os alunos irão debater em grupos sobre a relação dos seres humanos primitivos com a natureza, utilizando os exemplos de arte rupestre apresentados pelo professor. Cada grupo irá apresentar suas conclusões e argumentos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho de seus colegas utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforce a importância da arte rupestre para a compreensão da relação dos seres humanos primitivos com a natureza.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos.
  • Discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas na relação dos seres humanos primitivos com a natureza.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate crítico.
  • Utilização dos exemplos de arte rupestre para argumentar.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de arte rupestre de diferentes partes do mundo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no debate crítico.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Criar um template de avaliação por rúbrica.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Avaliar o desempenho de seus colegas utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa 3.