Aula sobre A Natureza E O Seres Humanos Primitivos Na Arte Rupestre

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arte rupestre é uma das formas mais antigas de expressão artística da humanidade. Ela é encontrada em diversas partes do mundo e representa a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e com o mundo ao seu redor. Nesta aula, vamos explorar a arte rupestre e entender como ela pode nos ajudar a compreender a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a arte rupestre. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a arte rupestre e responder a algumas perguntas sobre o que viram.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a arte rupestre em grupos e selecionar algumas imagens para apresentar para a turma. Eles também deverão pesquisar sobre a relação dos seres humanos primitivos com a natureza e como isso é representado na arte rupestre.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar as imagens selecionadas e falar sobre a relação dos seres humanos primitivos com a natureza. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com suas impressões sobre a atividade e sobre o tema em geral.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre as impressões dos alunos e sobre o tema em geral. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o que aprenderam e sobre a relação dos seres humanos primitivos com a natureza.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e sobre o tema em geral. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas."
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na apresentação oral.
  • Qualidade das imagens selecionadas pelos grupos.
  • Qualidade das respostas dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa dos alunos na discussão final.
  • Capacidade dos alunos de avaliar e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a arte rupestre.
  • Conduzir a discussão sobre as impressões dos alunos e sobre o tema em geral.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e sobre o tema em geral.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a arte rupestre em grupos e selecionar algumas imagens para apresentar para a turma.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas impressões sobre a atividade e sobre o tema em geral.
  • Participar ativamente da discussão final.
  • Fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos.
  • Avaliar e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.