Aula sobre A Onu Tem Um Plano Os Objetivos Globais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição mundial que tem como objetivo principal a manutenção da paz e da segurança internacionais. Além disso, a ONU também trabalha em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, entre outras. Em 2015, a ONU lançou os Objetivos Globais, um conjunto de 17 objetivos que visam transformar o mundo até 2030, combatendo a pobreza, a desigualdade e a injustiça social.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula: “A ONU tem um plano: os Objetivos Globais” mostrando a importância da organização e como ela atua mundialmente para promover a paz, erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente, entre outros objetivos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Situação Problema

    Escolha um problema que os alunos poderão aprofundar, relacionado com os Objetivos globais. A apresentação dos 17 ODS norteará a escolha do problema.

    Oriente os alunos a utilizarem o seu lado crítico e criativo, para buscar diferentes hipóteses e possíveis soluções referente ao problema estudado.


  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Como forma de organizar a pesquisa, oriente-os a criar um diário de bordo contendo os campos: “Problema”, “Geração de alternativas” e “Solução”.

    Para a criação acima, disponibilize materiais simples como: folha sulfite, canetas coloridas, etc.


  5. Etapa 5 - Apresentação do problema

    Utilizando o diário de bordo como apoio os grupos apresentarão o problema pesquisado e as propostas de intervenção presentes nos campos “Problema”, “Geração de alternativas” e “Solução”.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após as apresentações, promova uma discussão sobre as soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas na vida real.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Utilize a autoavaliação para que os alunos avaliem o seu próprio desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e resolução de problemas.
  • Promover a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular o interesse dos alunos pelos Objetivos Globais e a atuação da ONU.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos diários de bordo.
  • Coerência entre o problema, as alternativas e a solução apresentadas no diário de bordo.
  • Criatividade na apresentação do diário de bordo e na escolha da solução.

Ações do professor

  • Explicar claramente o desafio da aula e os objetivos globais.
  • Orientar os alunos na discussão em grupo e na elaboração do diário de bordo.
  • Estimular a criatividade dos alunos e a colaboração entre os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e do registro no diário de bordo.
  • Contribuir com ideias criativas e soluções viáveis para o problema apresentado.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.