Aula sobre A Onu Tem Um Plano Os Objetivos Globais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição mundial que tem como objetivo principal a manutenção da paz e da segurança internacionais. Além disso, a ONU também trabalha em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, entre outras. Em 2015, a ONU lançou os Objetivos Globais, um conjunto de 17 objetivos que visam transformar o mundo até 2030, combatendo a pobreza, a desigualdade e a injustiça social. Nesta aula, vamos conhecer esses objetivos e entender como podemos contribuir para alcançá-los.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula: “A ONU tem um plano: os Objetivos Globais” e contextualize os objetivos globais.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e oriente-os a elaborar um template de design sprint com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

    Para a elaboração do template de design sprint, disponibilize papel, canetas e lápis.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Organizados em grupos, os alunos devem analisar os 17 ODS e definir qual objetivo global será trabalhado.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos realizarão pesquisas sobre o objetivo global escolhido. Auxilie sempre que necessário, disponibilizando materiais necessários como, livros, revistas, publicações, artigos, etc.

  5. Etapa 5 - Elaboração das soluções

    Com base nas pesquisas realizadas, os grupos elaboram soluções criativas e originais para alcançar o objetivo global escolhido.

  6. Etapa 6 - Prototipação

    Os grupos devem criar protótipos a partir dos problemas identificados, propondo soluções para combater o objetivo global pesquisado.

    Os protótipos devem ser criados com materiais recicláveis, como papelão e garrafas pet.


  7. Etapa 7 - Apresentação

    Concluindo essa aula, os grupos apresentam os protótipos criados, socializando as ações propostas para combater o objetivo global pesquisado.

    Faça um fechamento explicando a importância da Agenda 2030, associando ao seu lema central “Ninguém deixado para trás” que é baseado em cinco princípios: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias (5Ps).

    Se possível, utilize a lousa ou flip-chart para sistematizar essa etapa.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise sobre a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica;
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de soluções para os desafios globais;
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Compreensão dos objetivos globais e das ações necessárias para alcançá-los;
  • Criatividade e originalidade na elaboração do template de design sprint;
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar os objetivos globais e explicar a importância deles para o mundo;
  • Orientar os alunos na elaboração do template de design sprint;
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos;
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades e tirar dúvidas dos alunos;
  • Avaliar os trabalhos e dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Compreender os objetivos globais e as ações necessárias para alcançá-los;
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas;
  • Elaborar o template de design sprint de forma criativa e original;
  • Apresentar as soluções propostas pelos grupos de forma clara e coerente.