Aula sobre A Onu Tem Um Plano Os Objetivos Globais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição mundial que tem como objetivo principal a manutenção da paz e da segurança internacionais. Além disso, a ONU também trabalha em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, entre outras. Em 2015, a ONU lançou os Objetivos Globais, um conjunto de 17 objetivos que visam transformar o mundo até 2030, combatendo a pobreza, a desigualdade e a injustiça social.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são os Objetivos Globais da ONU e como eles impactam a vida das pessoas em todo o mundo. Fale sobre a agenda 2030, apresentando o quadro com os 17 ODS.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro. Esclareça todas as dúvidas antes dos alunos iniciarem a construção do jogo.Etapa 3 - Produção do jogo de tabuleiro
Ofereça os materiais necessários para que a criação aconteça, como: cartolina, canetas coloridas, cola, tesoura, etc. Cada grupo deve elaborar perguntas e ações relacionadas aos Objetivos Globais para serem incluídas nos cards do jogo.Auxilie os alunos na criação do jogo, orientando-os na elaboração das perguntas e ações, bem como na organização do tabuleiro.
Etapa 4 - Apresentação do jogo de tabuleiro
Ao final da produção, peça para os alunos apresentarem suas produções para os demais grupos. Estimule a interação entre eles.Etapa 5 - Todos jogam
Oriente os grupos a trocarem os jogos, permitindo que todos joguem. Esse momento é importante para detectar possíveis falhas no jogo.Etapa 6 - Socializando a experiência
Promova uma socialização em sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões e experiências, relacionando o jogo criado aos Objetivos Globais.Etapa 7 - Aplicação dos Objetivos Globais na realidade local
Realize o fechamento desta aula levando os alunos a relacionar os Objetivos Globais à realidade local, aplicando o que aprenderam no jogo em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa dos alunos na elaboração do jogo de tabuleiro;
- Qualidade das perguntas e ações presentes nos cards;
- Clareza e objetividade do conteúdo apresentado no jogo;
- Habilidade dos alunos em aplicar o conteúdo aprendido no jogo em situações cotidianas;
- Capacidade dos alunos em identificar a relação entre os objetivos globais e a realidade local.
Ações do professor
- Contextualizar o tema proposto.
- Orientar na divisão dos grupos.
- Orientar na criação do jogo
- Promover discussão e reflexão a respeito da aplicabilidade do jogo em situações cotidianas.
Ações do aluno
- Criar um jogo de tabuleiro.
- Elaborar de perguntas e ações: Cada grupo deve elaborar perguntas e ações relacionadas aos Objetivos Globais para serem incluídas nos cards do jogo.
- Apresentação do jogo e socialização das produções.
- Participação ativa nas discussões.
- Aplicação dos Objetivos Globais na realidade local