Aula sobre A Operacao Condor

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Operação Condor foi uma aliança política e militar entre as ditaduras da América Latina, que ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980. O objetivo era combater opositores políticos e reprimir movimentos sociais. A Operação Condor foi responsável por diversas violações dos direitos humanos, como sequestros, torturas e assassinatos. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a Operação Condor.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Durante a aula, os alunos serão organizados em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um problema relacionado à Operação Condor para resolver. Esses problemas podem incluir questões como identificar os países envolvidos na operação, analisar as táticas utilizadas pelos governos para reprimir os opositores políticos, investigar as violações dos direitos humanos cometidas durante o período da Operação Condor, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre o problema que lhes foi atribuído. Eles podem utilizar livros, enciclopédias, jornais, revistas e outros materiais analógicos disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão para discutir as informações coletadas e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. A dinâmica deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu problema e o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Após as apresentações, conduza uma discussão em sala de aula sobre as semelhanças e diferenças entre os problemas apresentados pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e na apresentação. Além disso, o template de dinâmica dos 3 Qs será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância dos direitos humanos e da democracia.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação e do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na pesquisa.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Avaliar a participação dos alunos e o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o problema atribuído ao grupo.
  • Discutir as informações coletadas e elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o problema e o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.