Aula sobre A Operacao Condor

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Operação Condor foi uma aliança política e militar entre as ditaduras da América Latina, que ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980. O objetivo era combater opositores políticos e reprimir movimentos sociais. A Operação Condor foi responsável por diversas violações dos direitos humanos, como sequestros, torturas e assassinatos. Nesta aula, os estudantes compreenderão sobre o tema por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da Operação Condor e seus subtópicos, que incluem a aliança política e militar entre as ditaduras da América Latina e as violações dos direitos humanos. Explique também a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, que será utilizada durante toda a atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar uma pesquisa em livros e materiais impressos disponíveis na escola sobre o tema da Operação Condor. Eles irão discutir em grupo as informações encontradas e elaborar um template de avaliação por pares para avaliar as apresentações dos outros grupos.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa para a turma. Após cada apresentação, haverá uma discussão em grupo sobre os pontos abordados pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Os grupos irão utilizar o template elaborado anteriormente para avaliar as apresentações dos outros grupos. Após a avaliação, haverá uma discussão em grupo sobre as avaliações realizadas.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Realize a sistematização das informações apresentadas pelos grupos. Os alunos irão discutir em grupo sobre as informações sistematizadas e identificar os pontos mais relevantes.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de aprendizagem, incluindo os pontos positivos e negativos da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos utilizada durante a atividade. O professor irá fornecer um feedback aos alunos sobre o trabalho realizado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula orientando os estudantes a avaliarem o processo de aprendizagem, incluindo a metodologia utilizada e as etapas do projeto. Finalize a atividade e destacar a importância do tema estudado.

    Exemplos Práticos:

    342. Utilização de jornais e revistas antigas para pesquisa;

    343. Criação de cartazes e murais com as informações pesquisadas;

    344. Realização de debates entre os grupos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as características dos regimes ditatoriais latino-americanos;
  • Analisar a censura política, a opressão e o uso da força;
  • Identificar as reformas econômicas e sociais e seus impactos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos;
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares;
  • Estimular a participação e o diálogo entre os grupos;
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos;
  • Pesquisar e discutir sobre o tema;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Apresentar os resultados da pesquisa;
  • Avaliar os outros grupos.