Aula sobre A Operacao Condor
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Operação Condor foi uma aliança político-militar entre as ditaduras do Cone Sul da América Latina, que ocorreu na década de 1970. O objetivo era reprimir opositores políticos e eliminar a esquerda da região. Esse tema é importante para entendermos a história da América Latina e suas consequências até os dias atuais. Além disso, é importante destacar a importância da democracia e dos direitos humanos. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas do próprio aprendizado e terão a oportunidade de registrar o processo de aprendizagem.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Introdução
Você irá contextualizar o tema e apresentar o objetivo da aula. Os alunos irão fazer uma roda de conversa para compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o tema.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a Operação Condor e seus impactos na América Latina. Disponibilize materiais como vídeos, artigos e imagens para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir o que foi pesquisado e elaborar um resumo sobre o tema. Auxilie os grupos e esclareça dúvidas.Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá auxiliar os alunos na criação do template.Etapa 5 - Desenvolvimento do tema
Os alunos irão desenvolver o tema e seus subtópicos no template de registro de aprendizagem. Auxilie os alunos e tire as dúvidas que surgirem.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos irão apresentar o template de registro de aprendizagem para a turma. Você irá avaliar a apresentação e dar feedback aos alunos.Etapa 7 - Reflexão final
Os alunos irão fazer uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e sobre o tema estudado. Você irá mediar a reflexão.
Intencionalidades pedagógicas
- Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Estimular o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Criação do template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Desenvolvimento do tema e seus subtópicos no template de registro de aprendizagem.
- Apresentação do template de registro de aprendizagem para a turma.
- Reflexão final sobre o processo de aprendizagem e sobre o tema estudado.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar o objetivo da aula.
- Disponibilizar materiais para auxiliar na pesquisa.
- Auxiliar os grupos na discussão e na elaboração do resumo.
- Auxiliar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Mediar a reflexão final.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a Operação Condor e seus impactos na América Latina.
- Discutir em grupo o que foi pesquisado e elaborar um resumo sobre o tema.
- Criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Desenvolver o tema e seus subtópicos no template de registro de aprendizagem.
- Apresentar o template de registro de aprendizagem para a turma e fazer uma reflexão final sobre o processo de aprendizagem e sobre o tema estudado.