Aula sobre A Operacao Condor

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Operação Condor foi uma aliança político-militar entre as ditaduras do Cone Sul da América Latina, que ocorreu na década de 1970. O objetivo era reprimir opositores políticos e eliminar a esquerda da região. Esse tema é importante para entendermos a história da América Latina e suas consequências até os dias atuais. Além disso, é importante destacar a importância da democracia e dos direitos humanos. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas do próprio aprendizado e terão a oportunidade de registrar o processo de aprendizagem.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá contextualizar o tema e apresentar o objetivo da aula. Os alunos irão fazer uma roda de conversa para compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a Operação Condor e seus impactos na América Latina. Disponibilize materiais como vídeos, artigos e imagens para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir o que foi pesquisado e elaborar um resumo sobre o tema. Auxilie os grupos e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá auxiliar os alunos na criação do template.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do tema

    Os alunos irão desenvolver o tema e seus subtópicos no template de registro de aprendizagem. Auxilie os alunos e tire as dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar o template de registro de aprendizagem para a turma. Você irá avaliar a apresentação e dar feedback aos alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos irão fazer uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e sobre o tema estudado. Você irá mediar a reflexão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
  • Estimular o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criação do template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Desenvolvimento do tema e seus subtópicos no template de registro de aprendizagem.
  • Apresentação do template de registro de aprendizagem para a turma.
  • Reflexão final sobre o processo de aprendizagem e sobre o tema estudado.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar o objetivo da aula.
  • Disponibilizar materiais para auxiliar na pesquisa.
  • Auxiliar os grupos na discussão e na elaboração do resumo.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Mediar a reflexão final.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Operação Condor e seus impactos na América Latina.
  • Discutir em grupo o que foi pesquisado e elaborar um resumo sobre o tema.
  • Criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Desenvolver o tema e seus subtópicos no template de registro de aprendizagem.
  • Apresentar o template de registro de aprendizagem para a turma e fazer uma reflexão final sobre o processo de aprendizagem e sobre o tema estudado.