Aula sobre A Operacao Condor

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Operação Condor é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois se trata de um conjunto de ações coordenadas por ditaduras militares da América Latina para reprimir opositores políticos. Esse assunto pode ser encontrado em diversas fontes, como livros de história, documentários e notícias atuais sobre direitos humanos. Nesta aula, a metodologia Estudo de Caso será utilizada para que os estudantes possam compreender melhor como a Operação Condor funcionava e quais foram as suas consequências. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação.

Estudo de Caso


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema da Operação Condor e explicar o contexto histórico em que ela ocorreu. Serão utilizados exemplos de países envolvidos na Operação Condor, como Argentina, Brasil e Chile.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos e definição de temas

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um tema específico relacionado à Operação Condor para pesquisar e apresentar. Alguns exemplos de temas são: a participação dos Estados Unidos na Operação Condor, o papel das mulheres na resistência à ditadura, a repressão aos movimentos sociais, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma. Por exemplo, se o tema escolhido for a repressão aos movimentos sociais, o problema pode ser a falta de informações sobre as vítimas da Operação Condor.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o tema escolhido, utilizando fontes diversas, como livros, artigos, entrevistas e documentários. Você deverá orientar os alunos sobre como buscar informações confiáveis e como fazer citações corretamente.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema escolhido. Em seguida, deverão discutir se é possível evitar esse problema e como isso poderia ser feito.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em suas pesquisas com dados oficiais sobre a Operação Condor. O objetivo é verificar se as informações obtidas pelos alunos estão conforme as informações disponíveis em fontes confiáveis.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos deverão apresentar soluções para o problema identificado, com base nas análises e comparações realizadas. Por exemplo, se o problema identificado foi a falta de informações sobre as vítimas da Operação Condor, uma solução pode ser a criação de um memorial em homenagem às vítimas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Estimular a comunicação e a colaboração entre os alunos
  • Promover a compreensão sobre o contexto histórico e político da Operação Condor
  • Incentivar a reflexão sobre direitos humanos e a importância da democracia
  • Desenvolver a capacidade de apresentação e argumentação dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos
  • Coerência e clareza na apresentação dos problemas e soluções
  • Uso correto de citações e referências bibliográficas
  • Habilidade de argumentação e comunicação dos alunos

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos sobre como buscar informações confiáveis e fazer citações corretamente
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a aula
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica dos alunos
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos sobre o trabalho realizado

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula
  • Realizar pesquisas de forma responsável e ética
  • Apresentar problemas e soluções de forma clara e coerente
  • Fazer uso correto de citações e referências bibliográficas
  • Argumentar e comunicar de forma clara e objetiva durante a apresentação dos trabalhos.