Aula sobre A Operacao Condor

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Operação Condor foi uma aliança política e militar entre os regimes ditatoriais da América Latina, que ocorreu durante as décadas de 1970 e 1980. Essa aliança tinha como objetivo coordenar a repressão política e a perseguição a opositores dos regimes ditatoriais. A Operação Condor foi responsável por sequestros, torturas e assassinatos de milhares de pessoas. É importante que os alunos compreendam a gravidade desse tema e como ele afetou a história da América Latina. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam criar uma visão mais ampla sobre o tema e suas implicações.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve apresentar a Operação Condor e seus objetivos. Os alunos podem fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o tema. Divida a turma em grupos, que irão rodar pelas estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Censura e Opressão

    Os alunos receberão um texto sobre a censura e opressão durante a Operação Condor. Cada grupo terá que ler e discutir o texto e responder a algumas perguntas sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Uso da Força

    Os alunos receberão um texto sobre o uso da força durante a Operação Condor. Cada grupo terá que ler e discutir o texto e responder a algumas perguntas sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Reformas Econômicas e Sociais

    Os alunos receberão um texto sobre as reformas econômicas e sociais durante a Operação Condor. Cada grupo terá que ler e discutir o texto e responder a algumas perguntas sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos se reunirão em um grande grupo para compartilhar suas respostas e ideias sobre as estações. Estimule um debate sobre a aula e incentive os alunos a fazerem perguntas e a discutir o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a importância da democracia e dos direitos humanos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das respostas às perguntas propostas em cada estação.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões de cada grupo.

Ações do professor

  • Preparar e distribuir os textos para cada estação.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Responder às perguntas propostas em cada estação.
  • Apresentar as conclusões do grupo para a turma.