Aula sobre A Operacao Condor
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Operação Condor foi uma aliança política e militar entre os regimes ditatoriais da América Latina, que ocorreu durante as décadas de 1970 e 1980. Essa aliança tinha como objetivo coordenar a repressão política e a perseguição a opositores dos regimes ditatoriais. A Operação Condor foi responsável por sequestros, torturas e assassinatos de milhares de pessoas. É importante que os alunos compreendam a gravidade desse tema e como ele afetou a história da América Latina. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam criar uma visão mais ampla sobre o tema e suas implicações.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Você deve apresentar a Operação Condor e seus objetivos. Os alunos podem fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o tema. Divida a turma em grupos, que irão rodar pelas estações.Etapa 2 - Estação 1 - Censura e Opressão
Os alunos receberão um texto sobre a censura e opressão durante a Operação Condor. Cada grupo terá que ler e discutir o texto e responder a algumas perguntas sobre o assunto.Etapa 3 - Estação 2 - Uso da Força
Os alunos receberão um texto sobre o uso da força durante a Operação Condor. Cada grupo terá que ler e discutir o texto e responder a algumas perguntas sobre o assunto.Etapa 4 - Estação 3 - Reformas Econômicas e Sociais
Os alunos receberão um texto sobre as reformas econômicas e sociais durante a Operação Condor. Cada grupo terá que ler e discutir o texto e responder a algumas perguntas sobre o assunto.Etapa 5 - Debate
Os alunos se reunirão em um grande grupo para compartilhar suas respostas e ideias sobre as estações. Estimule um debate sobre a aula e incentive os alunos a fazerem perguntas e a discutir o tema.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula com uma reflexão sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre a importância da democracia e dos direitos humanos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das respostas às perguntas propostas em cada estação.
- Clareza e objetividade na apresentação das conclusões de cada grupo.
Ações do professor
- Preparar e distribuir os textos para cada estação.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Conduzir a reflexão final sobre o tema.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo.
- Responder às perguntas propostas em cada estação.
- Apresentar as conclusões do grupo para a turma.