Aula sobre A Operacao Condor

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Operação Condor foi uma aliança política e militar entre os governos ditatoriais da América Latina, que ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980. O objetivo era combater a oposição política e eliminar os opositores dos regimes ditatoriais. A Operação Condor foi responsável por inúmeras violações dos direitos humanos, como sequestros, torturas e assassinatos.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais analógicos, como livros, jornais e revistas, para que os alunos possam pesquisar sobre a Operação Condor. Divida a turma em grupos e entregue um material para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Estudo em grupo

    Os alunos devem ler e discutir o material em grupo, identificando as principais informações sobre a Operação Condor.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Explique a metodologia da Sala de Aula Invertida, que consiste em os alunos estudarem o conteúdo em casa e, em sala de aula, discutirem e aplicarem o conhecimento adquirido. Também indique um vídeo ou texto para que os alunos estudem em casa.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e desenvolvam o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações estudadas em casa e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Oriente a discussão e esclarecer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar as informações que pesquisou sobre a Operação Condor e as avaliações preenchidas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade, a qualidade das apresentações e o preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade da apresentação.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Selecionar materiais analógicos para pesquisa.
  • Orientar a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o material em grupo.
  • Estudar o conteúdo em casa.
  • Criar e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.