A origem da bússola

Conheça a história da bússola - um importante instrumento de orientação. Para isso, acompanhe atentamente o vídeo dessa aula de Geografia. 🌎

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre a origem da bússola:

    A) A bússola foi muito importante para os povos primitivos, já que era a principal ferramenta de orientação geográfica do mundo pré-histórico.

    B) A bússola foi muito importante nas Grandes Navegações, servindo como principal ferramenta de orientação geográfica dos navegantes. Os primeiros povos a usar a bússola foram os europeus.

    C) A bússola foi muito importante nas Grandes Navegações, servindo como principal ferramenta de orientação geográfica dos navegantes. Os primeiros povos a usar a bússola foram os chineses.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A bússola é um instrumento muito utilizado na navegação marítima e terrestre, que permite a orientação em relação aos pontos cardeais. Nesta atividade, será possível trabalhar a origem da bússola, que remonta à China antiga, e sua importância na história da humanidade. Além disso, os alunos irão construir um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo habilidades como leitura e interpretação de mapas, além de estimular a criatividade e a autonomia dos estudantes.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  4. 4. Estudo de Caso:

    A bússola é um instrumento utilizado para orientação geográfica e foi criada por volta do século III a.C. pelos chineses. A partir dela, foi possível aprimorar os mapas e as viagens marítimas, tornando-se uma ferramenta indispensável na navegação. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a origem da bússola e como ela foi fundamental para a expansão marítima e comercial da Europa. Para isso, trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para disseminação da informação.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A bússola é um instrumento muito antigo, criado pelos chineses há mais de mil anos. É um objeto que ajuda a se orientar em relação aos pontos cardeais, ou seja, norte, sul, leste e oeste. A bússola é muito utilizada por navegadores, viajantes e pessoas que gostam de se aventurar em áreas desconhecidas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a origem da bússola e como ela funciona. Eles também irão desenvolver habilidades de avaliação por pares, criando um modelo para avaliar o trabalho dos colegas.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  6. 6. Cultura Maker:

    A bússola é um instrumento utilizado há séculos para orientação em navegações e viagens. Ela foi inventada na China durante a dinastia Han, por volta do século II a.C. e é composta por uma agulha magnética que aponta sempre para o norte magnético da Terra. Além de ser um instrumento muito importante na história da humanidade, a bússola é uma ferramenta que pode ser utilizada no cotidiano dos estudantes, seja para orientação em trilhas, caminhadas, ou mesmo para entender melhor como funciona o campo magnético da Terra. Nesta atividade, os alunos irão criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, aonde cada parte abordará um subtópico sobre a origem da bússola.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    A bússola é um instrumento de navegação cujo objetivo é indicar a direção norte. Ela foi inventada pelos chineses durante a Dinastia Han, por volta do século II a.C. e, desde então, tem sido um importante instrumento para os navegadores do mundo todo. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a origem da bússola e como ela funciona. Para isso, irão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A bússola é um instrumento muito utilizado na navegação, mas você já parou para pensar como ela surgiu? Nesta atividade, vamos aprender sobre a origem da bússola e como ela foi importante para a história da humanidade. Além disso, os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: