Aula sobre A Origem Da Bussola

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A bússola é um instrumento muito antigo, criado pelos chineses há mais de mil anos. É um objeto que ajuda a se orientar em relação aos pontos cardeais, ou seja, norte, sul, leste e oeste. A bússola é muito utilizada por navegadores, viajantes e pessoas que gostam de se aventurar em áreas desconhecidas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a origem da bússola e como ela funciona. Eles também irão desenvolver habilidades de avaliação por pares, criando um modelo para avaliar o trabalho dos colegas.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da bússola para a navegação. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o uso da bússola em diferentes situações.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre a origem da bússola e como ela funciona. Eles podem utilizar livros, revistas e sites confiáveis para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar seu trabalho para a turma e será avaliado pelos colegas utilizando o modelo criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as descobertas e conclusões sobre a origem da bússola e como ela funciona.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Proponha uma atividade prática utilizando a bússola, como, por exemplo, encontrar objetos na sala utilizando os pontos cardeais.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade prática e na criação do modelo de avaliação por pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de avaliação por pares.
  • Desenvolver habilidades de orientação utilizando a bússola.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Propor atividades práticas para aplicação dos conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o trabalho para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Realizar atividade prática utilizando a bússola.