Aula sobre A Origem Da Bussola

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A bússola é um instrumento utilizado há séculos para orientação em navegações e viagens. Ela foi inventada na China durante a dinastia Han, por volta do século II a.C. e é composta por uma agulha magnética que aponta sempre para o norte magnético da Terra. Além de ser um instrumento muito importante na história da humanidade, a bússola é uma ferramenta que pode ser utilizada no cotidiano dos estudantes, seja para orientação em trilhas, caminhadas, ou mesmo para entender melhor como funciona o campo magnético da Terra. Nesta atividade, os alunos irão criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, aonde cada parte abordará um subtópico sobre a origem da bússola.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e explique a importância da bússola na história da humanidade e em nosso cotidiano. Mostre exemplos de mapas e bússolas para que os alunos possam visualizar melhor o objeto.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em 8 partes, aonde cada parte corresponderá a um subtópico sobre a origem da bússola.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo realizará uma pesquisa sobre o subtópico que lhe foi atribuído. Os alunos poderão utilizar livros, internet, ou qualquer outra fonte de pesquisa disponível na escola.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá criar um texto e uma imagem para cada parte do fanzine. Os alunos poderão utilizar lápis de cor, canetas coloridas, ou qualquer outro material disponível para ilustrar o fanzine.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma. Os alunos deverão explicar o conteúdo de cada parte e como ele se relaciona com a origem da bússola.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo sobre o que aprenderam e como essa atividade pode ser aplicada em seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Encerre a atividade com uma reflexão sobre o que foi aprendido e como essa atividade pode ser aplicada em outras disciplinas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas".
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Despertar o interesse dos alunos pela história da humanidade e pela ciência.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na pesquisa em grupo.
  • Qualidade do fanzine produzido pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do fanzine.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do fanzine.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo de forma responsável e organizada.
  • Contribuir para a criação do fanzine com ideias criativas e relevantes.
  • Apresentar o fanzine de forma clara e objetiva para a turma.