Aula sobre A Origem Da Bussola

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A bússola é um instrumento de navegação cujo objetivo é indicar a direção norte. Ela foi inventada pelos chineses durante a Dinastia Han, por volta do século II a.C. e, desde então, tem sido um importante instrumento para os navegadores do mundo todo. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a origem da bússola e como ela funciona. Para isso, irão criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da atividade, explicando a importância da bússola e como ela funciona. Em seguida, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a origem da bússola, sua evolução ao longo do tempo e como ela é utilizada atualmente. Eles podem utilizar livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outros materiais de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram e compartilhar com os colegas. Faça algumas perguntas para guiar a discussão, como: "Qual é a importância da bússola para a navegação?" e "Como a bússola mudou ao longo do tempo?".

  4. Etapa 4 - Criação do registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar o registro de aprendizagem utilizando os campos de Check-in e Check-out. No Check-in, eles irão registrar o que já sabiam sobre a bússola antes da atividade. No Check-out, eles irão registrar o que aprenderam durante a atividade e como pretendem aplicar esse conhecimento no futuro.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos registros de aprendizagem

    Os alunos irão apresentar seus registros de aprendizagem para a turma. Peça que alguns alunos compartilhem seus registros de aprendizagem com a turma para que todos possam aprender com os colegas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão utilizar uma bússola para aprender como ela funciona na prática. Crie uma atividade, como uma caça ao tesouro, para que os alunos possam aplicar o conhecimento que adquiriram durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade, fazendo um resumo do que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na vida dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Qualidade do registro de aprendizagem criado pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos na atividade prática.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da atividade e explicar a importância da bússola.
  • Guia a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Criar uma atividade prática para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa utilizando materiais confiáveis.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o registro de aprendizagem e apresentá-lo para a turma.