Aula sobre A Origem Da Bussola

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A bússola é um instrumento utilizado para orientação geográfica e foi criada por volta do século III a.C. pelos chineses. A partir dela, foi possível aprimorar os mapas e as viagens marítimas, tornando-se uma ferramenta indispensável na navegação. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a origem da bússola e como ela foi fundamental para a expansão marítima e comercial da Europa. Para isso, trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para disseminação da informação.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na atividade. Em seguida, faça uma breve explanação sobre a origem da bússola e sua importância para a navegação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e definição do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado à origem da bússola para trabalhar durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Cada grupo deve realizar pesquisas em livros e na internet, além de entrevistas com pessoas reais, para coletar informações sobre o tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    A partir dos dados coletados, os grupos devem analisar o contexto e responder às seguintes perguntas: O que causa esse problema? É possível evitar? Como?

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar suas conclusões.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado e discutir como poderiam contribuir para a disseminação da informação.

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Os grupos devem criar um infográfico com informações sobre a origem da bússola e como ela foi fundamental para a navegação, utilizando as informações coletadas e as soluções propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas".
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e proposição de soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no trabalho em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas.
  • Criatividade e clareza na apresentação do infográfico.
  • Capacidade de análise crítica e proposição de soluções.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e no levantamento de dados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no trabalho em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre a apresentação do infográfico.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o tema escolhido.
  • Trabalhar em grupo para analisar o contexto e propor soluções.
  • Criar um infográfico com informações sobre a origem da bússola e como ela foi fundamental para a navegação.