Aula sobre A Origem Da Bussola

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A bússola é um instrumento muito utilizado na navegação, mas você já parou para pensar como ela surgiu? Nesta atividade, vamos aprender sobre a origem da bússola e como ela foi importante para a história da humanidade. Além disso, os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade fazendo uma pergunta aos alunos: "Vocês sabem como os navegadores antigamente se orientavam no mar?". Em seguida, explique como a bússola surgiu e como ela foi importante para a navegação. Utilize imagens para ilustrar o surgimento da bússola.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Explique aos alunos sobre a metodologia e como ela será utilizada na atividade. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve discutir sobre a origem da bússola e como ela foi importante para a navegação. Os alunos devem utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho do grupo.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões e debater com os demais grupos sobre as diferenças e semelhanças entre as conclusões.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Faça uma síntese das conclusões e dos debates realizados pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Exercício prático

    Proponha um exercício prático para os alunos aplicarem o conhecimento adquirido sobre a bússola, como, por exemplo, utilizar uma bússola para traçar rotas em um mapa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, levando em consideração o modelo de avaliação por rubrica criado pelos próprios alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de mapas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos no processo de aprendizado.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Contribuição para a elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
  • Argumentação clara e coerente durante o debate em grupo.
  • Utilização adequada da bússola durante o exercício prático.
  • Avaliação crítica do próprio desempenho e do desempenho dos colegas.

Ações do professor

  • Propor perguntas instigantes para despertar o interesse dos alunos.
  • Explicar claramente a metodologia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Fazer intervenções pontuais para garantir que os alunos estejam compreendendo o conteúdo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Contribuir para a elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
  • Argumentar de forma clara e coerente durante o debate em grupo.
  • Utilizar adequadamente a bússola durante o exercício prático.
  • Avaliar criticamente o próprio desempenho e o desempenho dos colegas.