A perspectiva no renascimento
Nessa aula de Arte vamos aprofundar nosso conhecimento sobre o contexto do início do Renascimento com um vídeo interessante sobre o assunto, que aborda Masaccio e a perspectiva. Bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Quem foi o primeiro artista renascentista a usar perspectiva pra fazer uma pintura e que tipo de perspectiva ele usou na obra "Santíssima Trindade"?
Atividade completaA)
Masaccio e perspectiva linear baseada nas leis da matemática.B) Giotto e perspectiva linear baseada nas leis da matemática.
C) Giotto e perspectiva linear baseada nas leis da física.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Estudo de Caso:
A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície plana. Durante o Renascimento, essa técnica foi aprimorada e se tornou uma das principais características da arte da época. Sendo assim, os alunos irão aprender sobre a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época.Atividade completa4. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Durante esse período, a perspectiva foi um dos principais temas abordados pelos artistas renascentistas, que buscavam representar a realidade de forma mais precisa e fiel. Sendo assim, vamos explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época.Atividade completa5. Gamificação:
O Renascimento foi um período de grande desenvolvimento artístico, científico e cultural na Europa, que ocorreu entre os séculos XIV e XVI. Nesse período, os artistas começaram a utilizar a perspectiva para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em suas obras. A perspectiva é uma técnica que consiste em representar objetos em uma superfície plana de maneira que pareçam ter profundidade e volume.Atividade completa6. Rotação por estações:
A perspectiva no Renascimento é um tema importante na história da arte, que teve grande impacto na forma como os artistas representam o mundo visualmente. O Renascimento foi um período de grande mudança cultural e artística na Europa, que durou do século XIV ao XVII. Durante esse período, os artistas começaram a usar a perspectiva para criar a ilusão de profundidade e espaço em suas obras. A perspectiva é uma técnica que permite representar objetos em uma superfície plana de maneira que pareçam tridimensionais.Atividade completaNesta aula, vamos explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi usada pelos artistas da época. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos e participarão de atividades diferentes relacionadas ao tema.
7. Aprendizagem Entre Pares:
A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade em uma superfície plana. No Renascimento, essa técnica foi aprimorada e utilizada de forma mais precisa e realista. O objetivo desta aula é explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época, como Leonardo da Vinci e Michelangelo. Os estudantes serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. A ideia central do mapa será a perspectiva no Renascimento e as sub-ideias serão os diferentes aspectos e técnicas utilizadas pelos artistas. Essa atividade ajudará os alunos a desenvolverem suas habilidades de pesquisa, análise e apreciação da arte.Atividade completa8. Cultura Maker:
O Renascimento foi um período de grande transformação na história da arte, em que a perspectiva se tornou uma técnica fundamental para a representação tridimensional de objetos e espaços em obras de arte. Sendo assim, os alunos irão aprender sobre a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada por artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: