Aula sobre A Perspectiva No Renascimento

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade em uma superfície plana. No Renascimento, essa técnica foi aprimorada e utilizada de forma mais precisa e realista. O objetivo desta aula é explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época, como Leonardo da Vinci e Michelangelo. Os estudantes serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. A ideia central do mapa será a perspectiva no Renascimento e as sub-ideias serão os diferentes aspectos e técnicas utilizadas pelos artistas. Essa atividade ajudará os alunos a desenvolverem suas habilidades de pesquisa, análise e apreciação da arte.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema da aula e contextualizá-lo com exemplos de obras de arte que utilizam a perspectiva no Renascimento. Os estudantes também serão apresentados à metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)

    Os estudantes serão divididos em duplas ou trios e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre a perspectiva no Renascimento. O mapa deve conter uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e utilizar imagens para ilustrar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Análise de obras de arte (40 minutos)

    O professor irá apresentar algumas obras de arte renascentistas que utilizam a perspectiva, como a "Última Ceia" de Leonardo da Vinci e a "Criação de Adão" de Michelangelo. Os alunos irão analisar as obras e identificar as técnicas de perspectiva utilizadas pelos artistas.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra de arte (60 minutos)

    Os estudantes serão desafiados a criar uma obra de arte utilizando a perspectiva no Renascimento. Forneça materiais como lápis, papel e régua para ajudar na criação. Os alunos devem utilizar as técnicas de perspectiva aprendidas na aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras de arte (30 minutos)

    Cada aluno irá apresentar sua obra de arte para a turma, explicando as técnicas de perspectiva utilizadas e o significado da obra.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando as ideias principais e a importância da perspectiva no Renascimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação da arte.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e a capacidade de argumentação.
  • Ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade e profundidade do mapa conceitual criado.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
  • Capacidade de análise e interpretação das obras de arte apresentadas.
  • Habilidade de comunicação oral e argumentação durante as apresentações.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de obras de arte que utilizam a perspectiva no Renascimento.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Fornecer materiais e orientação para a criação da obra de arte.
  • Estimular a análise e interpretação das obras de arte apresentadas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as atividades.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema da aula.
  • Criar um mapa conceitual com profundidade e criatividade.
  • Participar ativamente das discussões e debates em sala de aula.
  • Criar uma obra de arte original e criativa utilizando as técnicas de perspectiva aprendidas.
  • Apresentar sua obra de arte de forma clara e objetiva para a turma.